Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Probabilidade

A probabilidade é um ramo da matemática que estuda maneiras de como estimar a chance de um determinado evento acontecer. Por exemplo, imagine que tenhamos uma urna com 10 bolas brancas e 20 bolas vermelhas. Certamente a chance de tirarmos uma bola vermelha é muito maior, entretanto isso não significa que vamos tirar uma bola vermelha na primeira tentativa, pois há também bolas brancas. O estudo da probabilidade permite medir a chance de tirar bolas vermelhas ou bolas brancas associando essa chance a um número real.

Leia também: Probabilidade de um evento complementar

Conceitos básicos de probabilidade

Experimento aleatório

Experimentos aleatórios são aqueles que, quando repetidos por diversas vezes e mantendo-se os processos de execução, resultam em resultados improváveis. Por exemplo, quando lançamos uma moeda dez vezes seguidas, os resultados são improváveis, visto que, em cada lançamento, pode aparecer a face cara ou a face coroa.           

Espaço amostral

Vamos chamar de espaço amostral o conjunto de todos os possíveis resultados de determinado fenômeno ou do experimento aleatório.

Exemplos

a) Ao lançar uma moeda, os possíveis resultados são cara ou coroa, logo o espaço amostral é:

          E1 = {cara, coroa}           

b) No lançamento de um dado honesto, os possíveis resultados são as seis faces do dados, logo:

E2 = {1, 2, 3, 4, 5, 6}

c) Uma moeda é lançada duas vezes, assim, o espaço amostral é determinado pelos pares ordenados em que o primeiro elemento representa o resultado do primeiro lançamento e o segundo representa o resultado do segundo lançamento, assim:

E = {(c, c), (c, k), (k, k), (k, c)}

c → Coroa

k → Cara

Evento

Um evento é todo subconjunto de um espaço amostral.

Exemplos

Considere o espaço amostral do lançamento de um dado, logo E = {1,2,3,4,5,6}. Os casos a seguir são exemplos de eventos:

a) Evento no qual as faces são maiores que 3. Vamos denotar tal evento por A, logo:

A = {4, 5, 6}

De modo geral, podemos escrever tal evento utilizando a notação de conjuntos:

Observe que todo elemento de A é elemento do conjunto E, logo A é subconjunto de E.

b) Evento no qual as faces são números ímpares. Nesse caso, vamos denotar tal evento por B, assim:

B = {1, 3, 5}

Espaços equiprováveis

Considere um espaço amostral E e também um experimento aleatório desse espaço. Vamos dizer que E é um espaço amostral equiprovável se todos os eventos do experimento possuírem a mesma probabilidade de acontecer.

Exemplos

Imagine uma urna com apenas duas bolas, uma branca e outra preta. A chance de tirarmos uma bola branca é a mesma de tirarmos uma bola preta, logo o espaço amostral é equiprovável.

Outro exemplo é o nascimento de um bebê. A chance de ser menino é a mesma de ser menina, logo tal evento possui espaço amostral equiprovável.

Veja também: Probabilidade: definições básicas

Fórmula e cálculo da probabilidade

A probabilidade de acontecer determinado evento A, representado por P(A), é a divisão entre o número de casos favoráveis e o número de casos possíveis. Podemos representar, então, a chance de ocorrer o evento A por:

Exemplo

Vamos determinar a probabilidade de tirarmos uma bola branca em uma urna com 10 bolas brancas e 20 bolas vermelhas.

Para isso, vamos inicialmente determinar o número de casos favoráveis e o número de casos possíveis.

Casos favoráveis → 10 (bolas brancas)

Casos possíveis → 10 + 20 (bolas brancas + bolas vermelhas)

Veja que os casos favoráveis são os casos que nos interessam – nesse caso, a quantidade de bolas brancas – e casos possíveis representam o total de elementos do espaço amostral. Vamos chamar de A o evento em questão, assim:

A chance de tirar uma bola branca é, portanto, de 33,33%.

A probabilidade pode determinar a chance de sair uma face de um dado.
A probabilidade pode determinar a chance de sair uma face de um dado.

Exercícios

Questão 1 – (UFPE) Uma letra é escolhida ao acaso dentre as que formam a palavra PERNAMBUCO. Qual a probabilidade de ser uma consoante?

Solução

Observe que o total de letras na palavra PERNAMBUCO é igual a 10. O caso favorável nesse problema é a quantidade de consoantes, que são 6. Logo, a probabilidade de escolhermos uma consoante é de:

Por Robson Luiz

Você pode se interessar também

Matemática

Conjuntos Numéricos

Matemática

Divisão

Matemática

Probabilidade de um evento complementar

Matemática

Probabilidade: definições básicas

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.