Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Você sabe o que é sotaque?

Você sabe o que é sotaque? Aprenda história através dos diferentes sotaques.

Você sabe o que é o sotaque?

O sotaque, como você já deve saber, está relacionado à nossa fala, ou seja, à maneira como falamos e pronunciamos as palavras. O Brasil é um país com dimensões continentais, somos um povo rico culturalmente, o que se deve à contribuição dos diversos povos que para cá vieram através das correntes imigratórias durante nossa História. Como somos diferentes, apesar de sermos todos brasileiros, é natural que nosso modo de falar as palavras mude conforme a região do país. Mas você sabia que os diversos sotaques brasileiros podem ser explicados por meio da História?

Na região Sul, por exemplo, que recebeu grande número de imigrantes italianos, alemães e povos do leste europeu, o português brasileiro sofreu influência dos idiomas falados nesses países não apenas no sotaque, mas também no uso de algumas expressões particulares dessa região. Em São Paulo, cuja imigração italiana foi intensa, o sotaque lembra muito a prosódia (estudo da correta emissão das palavras) do idioma italiano. No Rio de Janeiro, encontramos o sotaque que mais se assemelha com o sotaque do português de Portugal, já que a cidade foi sede da corte portuguesa entre 1808 e 1821. Na região Norte, que recebeu menos imigrantes em virtude de questões geográficas, o sotaque está mais próximo das línguas indígenas, com as quais o português estabeleceu seu primeiro contato linguístico em terras brasileiras.

Quando viajamos pelo país, nossa sensibilidade aos sotaques fica ainda mais aguçada, pois as diferenças nos falares ficam mais evidentes quando estamos deslocados de nossa cultura regional. A diferença pode ser tão significativa que você pode até mesmo sentir dificuldades para compreender alguns termos e expressões que só são encontradas em determinadas comunidades linguísticas. Apesar das diferenças, é importante observar que não existe um sotaque melhor ou pior, nem mesmo um jeito de falar que seja mais bonito ou mais feio: os sotaques fazem parte de nossa identidade e é um dos fatores que tornam o povo brasileiro tão expressivo e rico culturalmente.


Por Luana Castro
Graduada em Letras

O sotaque pode variar de acordo com a região, fazendo parte da identidade cultural de determinada comunidade linguística O sotaque pode variar de acordo com a região, fazendo parte da identidade cultural de determinada comunidade linguística
Por Amanda Gonçalves Ribeiro

Você pode se interessar também

Português

Atlas linguístico do Brasil

Português

Uso do E e do I

Português

Dialetos e registros

Português

As variações que ocorrem na língua

Últimos artigos

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.

Peste de Atenas

Peste de Atenas foi uma epidemia que atingiu essa cidade grega em 430-427 a.C., bem no início da Guerra do Peloponeso, causando milhares de mortes.

Cretenses

Cretenses, também conhecidos como minoicos, formaram uma civilização que se desenvolveu na ilha de Creta, vivendo seu auge entre 2000 a.C. e 1500 a.C.