Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Atlas linguístico do Brasil

Viajando nos sotaques e variações linguísticas do português brasileiro: Saiba um pouco mais sobre o Atlas Linguístico do Brasil.

Você já sabe o que é o ALIB? Não? Então fique por dentro da novidade que vai explicar para os brasileiros um fenômeno muito interessante, conhecido como variação linguística!

ALIB é a sigla para Atlas Linguístico do Brasil. Esse atlas foi desenvolvido por diversos linguistas brasileiros e tem como objetivo desvendar os diversos falares e sotaques de nosso povo, contemplando todo território nacional. Você já deve ter notado que, de acordo com a região do país, o sotaque muda, não é mesmo? Mas não é só o sotaque, conhecido como a melodia da fala, que muda. Algumas expressões também podem denunciar a origem de quem as fala, já que existem diferenças significativas na comunicação de estado para estado.

Somos todos falantes da língua portuguesa, mas quando o assunto é Brasil, um país tão grande e com tantas diferenças em sua colonização, seria impossível pensar em uma fala padronizada, na qual todos os brasileiros seguissem a mesma prosódia e o mesmo vocabulário. Enquanto em alguns lugares as pessoas referem-se a um interlocutor com um sonoro “tu”, em outros, o “você” é via de regra. Mas a diferença não é percebida apenas com as palavras: os fonemas, que são os sons das letras, também podem variar bastante. É o que a acontece com a consoante “R”: pesquisadores rodaram o Brasil e descobriram que existem pelo menos quatro “erres” soando diferentes por aí: existe o “R” retroflexo, encontrado na região Centro-Oeste, sul da Bahia, em algumas cidades de São Paulo e do Paraná; o “R” tepe, aquele que apresenta uma certa vibração, encontrado no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, na capital paulista e outras cidades desse estado; o “R” carioca, muito peculiar dos nascidos no estado do Rio de Janeiro, e o “R” gutural, que apresenta um som mais suave, encontrado em Belo Horizonte e nas capitais do Norte e do Nordeste.

Também foram encontradas diferenças de pronúncias de outros fonemas, como é o caso da consoante “S”. Você sabia que o “S” chiado foi encontrado em três capitais brasileiras? Segundo o mapeamento do Atlas Linguístico do Brasil, o maior número de pessoas falando o “S” chiado está no Rio de Janeiro. Em Belém, capital do Pará, esse “S” tão característico também foi encontrado, colocando os paraenses em segundo lugar na lista de quem mais chia a letrinha. Em terceiro lugar ficou Florianópolis, capital de Santa Catarina, onde os “manezinhos da ilha” também adoram puxar o som do “S”.

Mais do que fazer um mapeamento dos sotaques e diferenças fonéticas presentes nos diversos falares, o Atlas Linguístico do Brasil é muito importante porque tem uma função social e cultural: desmistificar a ideia de que determinado sotaque ou maneira de expressar-se é superior à outra. Somos muitos e, ao mesmo tempo, singulares, pois muitos fatores, entre eles históricos, contribuíram para a formação de nossa identidade cultural e linguística. Seria injusto afirmar que São Luís do Maranhão é o lugar em que a língua portuguesa é melhor falada, isso porque não podemos dizer que exista erro na fala. Os erros concentram-se, sobretudo, na escrita, pois na fala é impossível definir o que está correto, visto que somos seres históricos, imbuídos de muitas particularidades.

As variações linguísticas devem ser respeitadas e compreendidas. Só assim acabaremos com o mito de que em alguns estados o português é mais bem falado do que em outros. Somos múltiplos, e nossas diferenças, inclusive as linguísticas, são parte dos elementos que nos tornam um povo tão interessante!


Por Luana Castro
Graduada em Letras

O Atlas linguístico do Brasil desvenda as principais diferenças encontradas nos diversos falares do povo brasileiro O Atlas linguístico do Brasil desvenda as principais diferenças encontradas nos diversos falares do povo brasileiro
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

As variações que ocorrem na língua

Português

Você sabe o que é sotaque?

Português

História da Língua Portuguesa no mundo

Português

Talian

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.