Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Talian

Linguagem, História e Cultura: Clique e conheça uma curiosidade linguística chamada Talian!

O Brasil é um dos países mais interessantes do mundo, internacionalmente conhecido por sua diversidade cultural. Passeando por nossas cinco regiões, certamente você ficará fascinado com as peculiaridades encontradas: em alguns lugares, são tantas as diferenças que fica até difícil acreditar que estamos em um mesmo país!

Contudo, embora existam tantos “brasis” dentro de um grande Brasil, linguisticamente somos unidos por um idioma, o português, certo? A afirmação está relativamente correta, não fossem os diversos dialetos encontrados em nosso território. Dialeto é a forma como uma língua é realizada em uma região específica, configurando-se como uma variedade ou variante linguística. Entre essas variações, existe uma muito interessante e curiosa chamada de Talian.

O Talian é a mistura dos dialetos trazidos da Itália pelos primeiros imigrantes com palavras do português e do italiano gramatical. No final do século XIX, quando os primeiros italianos chegaram às terras brasileiras em busca de melhores oportunidades, o uso de dialetos na Itália era muito comum. Isso acontecia porque ainda não havia um idioma oficial no país, portanto, cada região comunicava-se de maneira específica, embora aproximada. Sendo assim, quando os imigrantes desembarcaram por aqui, embora fossem oriundos de um mesmo país, não falavam todos a mesma língua.


Muitos aspectos culturais são explicados sob o viés da História. O dialeto Talian está entre eles

No Brasil, chegaram imigrantes do norte da Península Itálica, especialmente das regiões do Vêneto, da Lombardia, do Trentino-Alto Ádige e do Friuli-Venezia Giulia. Como a maioria das pessoas era proveniente do Vêneto, com o tempo o dialeto dessa região sobrepôs-se aos demais, formando assim um dialeto vêneto brasileiro, que era compreendido por todos os italianos e seus descendentes. A dificuldade dos italianos em integrar-se à cultura brasileira, aliada ao isolamento geográfico de muitas colônias no sul do país, foi fundamental para a preservação do Talian. Em São Paulo, por exemplo, onde desde o início os imigrantes interagiam com a população brasileira, os dialetos logo foram extintos, visto a grande exposição à língua portuguesa, o que facilitou a assimilação do idioma.

O termo Talian é utilizado para diferenciar o vêneto falado no Brasil do dialeto vêneto ainda em uso na Itália, até porque o dialeto é considerado uma variante brasileira da língua vêneta, não possuindo status de língua oficial, mesmo que seja a única língua falada em algumas colônias localizadas principalmente na região Sul. O último recenseamento, feito no ano de 2010, mostrou que o Talian é falado por cerca de meio milhão de pessoas, sendo que a maioria delas também é proficiente na língua portuguesa. A força do dialeto é tamanha que existem publicações voltadas para esse público específico, entre elas livros e revistas. Existem, ainda, algumas rádios que transmitem toda a programação exclusivamente em Talian, em municípios localizados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Espírito Santo.

Interessante, não é? O dialeto Talian é a prova viva de que a Linguagem, a Cultura e a História caminham lado a lado!


Por Luana Castro
Graduada em Letras

O Talian conta hoje com aproximadamente meio milhão de falantes, uma população que é, em sua maioria, bilíngue O Talian conta hoje com aproximadamente meio milhão de falantes, uma população que é, em sua maioria, bilíngue
Por Luana Castro Alves Perez

Você pode se interessar também

Português

Atlas linguístico do Brasil

Português

Dialetos e registros

Português

História da Língua Portuguesa no mundo

Últimos artigos

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.