Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Verso, Estrofe e Rima

A poesia se constitui de diversos elementos, entre eles o verso, a estrofe e a rima. Para conhecer acerca das características de cada um deles é só clicar aqui!

por Escola Kids
Verso, estrofe e rima constituem alguns dos elementos da poesia Verso, estrofe e rima constituem alguns dos elementos da poesia

Como sabemos, o texto poético se diferencia do texto escrito em prosa (aquele contendo início, meio e fim) em virtude de uma série de características, pois a poesia tem finalidades específicas. Ela, por sua vez, tem o poder de despertar sentimentos, de provocar emoções, enfim, de nos encantar de diversas maneiras. Assim, neste nosso encontro continuaremos a falar um pouco mais sobre os elementos que constituem esse tipo de texto, desta vez representados pelo verso, estrofe e a rima.

No intuito de conhecê-los melhor, levando em conta seus principais aspectos, iremos nos apoiar em um poema de Cecília Meireles, uma poetisa que encantou gerações e gerações, pois escrevia de modo que agradava a todas as idades. Assim, vejamos: 

Verso, estrofe e rima são elementos do texto poético
Verso, estrofe e rima são elementos do texto poético.

A bailarina

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
------o---------

Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.
-------o---------

Não conhece nem mi nem fá
Mas inclina o corpo para cá e para lá.
---------o------------

Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.
---------o--------------

Roda, roda, roda, com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
--------o--------------

Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
-------------o------------

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
----------------o-----------

Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.

Cecília Meireles



Como podemos perceber, cada pedacinho foi separado por um traço para que possamos entender bem o porquê dessa divisão. Pois bem, cada um deles representa o que chamamos de estrofe, e cada frase, cada oração que a ela pertence, denomina-se verso. Assim, percebemos também que algumas estrofes possuem dois versos e outras, três. Dessa forma, definimos verso como sendo cada linha poética, e estrofe como um conjunto de versos.

Mas ainda falta outro elemento, do qual não podemos nos esquecer – a rima. Voltando ao poema acima, constatamos que ao final de cada verso existem palavras cujas terminações combinam entre si, como é o caso de “menina, pequenina e bailarina”. Continuando, temos ré/pé – fá/lá – si/sorri, etc.

Essas combinações são recursos dos quais o autor (no caso, o poeta ou a poetisa) se utiliza para tornar a poesia ainda mais bela. As rimas, representadas pela semelhança de som entre as palavras, manifestam-se mais no final dos versos. Entretanto, em algumas ocasiões, podem se manifestar também no meio deles. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Você pode se interessar também

Português

O mundo divertido e absurdo dos limeriques

Português

O que é um soneto?

Português

Um texto diferente - A poesia

Português

Intertextualidade

Últimos artigos

Escandinávia

A Escandinávia é uma região que abrange a Península Escandinávia. Os países pertencentes a essa região assemelham-se cultural, histórica e politicamente.

Simón Bolívar

Simón Bolívar foi um dos nomes mais importantes da história sul-americana, tendo participação direta nas independências de países, como Venezuela e Colômbia.

Monarquia

Monarquia é a forma de governo mais antiga que existe no mundo, e atualmente mais de 40 países adotam-na sob dois modelos: constitucional e absoluto.

Marquês de Pombal

Marquês de Pombal ficou conhecido por ter sido o administrador de Portugal entre 1750 e 1777, promovendo reformas que fizeram parte do Reformismo Ilustrado.