Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Acróstico

O acróstico é um tipo de poema no qual certas letras de cada um dos versos, na vertical, formam uma palavra ou frase. Ele cria um visual diferente e interessante.

Exemplo de acróstico. O acróstico pode ser feito sobre qualquer tema e tem um visual superlegal!

O acróstico é um tipo de poema no qual certas letras de cada um dos versos, quando vistas na vertical, formam uma palavra ou frase. Ele pode ser feito com as letras iniciais, do meio, finais, com as letras do alfabeto, de forma cruzada etc. A palavra ou frase formada, geralmente, é o tema do poema.

Leia também: Verso, estrofe e rima — importantes elementos de textos poéticos

Resumo sobre acróstico

  • O acróstico é um tipo de poema no qual certas letras dos versos, quando analisadas na vertical, formam uma palavra ou frase.
  • Essa palavra, geralmente, é o tema.
  • Ele pode ser feito com as letras iniciais (acróstico propriamente dito), do meio (mesóstico), finais (teléstico), com as letras do alfabeto (acróstico alfabético), de forma cruzada (acróstico cruzado) etc.
  • Para fazer um acróstico, o primeiro passo é escolher a palavra/frase a ser formada; o segundo passo é escolher o tipo de acróstico; o terceiro passo é montar os demais versos do poema.
  • Diferentemente do acróstico, o acrônimo é uma sigla composta pelas letras iniciais de várias palavras, como em Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O que é um acróstico?

O acróstico é um tipo de poema no qual certas letras dos versos, quando analisadas na vertical, formam uma palavra ou frase. Essa palavra, geralmente, é o tema. Sua etimologia vem do grego, ákros, “extremidade”, e stikhos, “verso”. Assim, o acróstico é um recurso visual que atrai o leitor.

Historicamente, ele é conhecido desde a Antiguidade greco-latina e aparece até no Velho Testamento da Bíblia. Na Idade Média, era comum que fosse usado para esconder o nome da amada no meio do poema ou por religiosos que eram perseguidos.

Tipos de acróstico

Veja, a seguir, quais são os principais tipos de acróstico:

  • Acróstico propriamente dito: quando a formação é feita pelas letras iniciais.
  • Mesóstico: quando a formação é feita por letras no meio dos versos.
  • Teléstico: quando a formação é feita pelas letras finais dos versos.
  • Acróstico alfabético ou abecedarius: quando as primeiras letras dos versos formam o alfabeto.
  • Acróstico cruzado: quando a formação é feita pela primeira letra do primeiro verso, segunda letra do segundo verso, terceira letra do terceiro verso, e assim por diante.

Como fazer um acróstico?

Para fazer um acróstico, alguns passos devem ser seguidos:

  • Passo 1 - Escolha da palavra/frase a ser formada: a palavra/frase formada será a parte mais importante do acróstico e, geralmente, é o tema geral do poema.
  • Passo 2 - Escolha do tipo de acróstico: é preciso definir se a palavra/frase será formada no início, meio ou final dos versos ou, ainda, de forma cruzada. Dessa forma, você saberá como o resto dos versos ficará.
  • Passo 3 - Montagem dos demais versos: com a palavra/frase escolhida e localizada, a montagem dos demais versos do poema pode ser feita com palavras que se encaixem nas letras do acróstico ou com frases, com ou sem rimas. O importante é focar no tema!

Acesse também: Afinal, como produzir um bom texto?

Exemplos de acróstico

  • Exemplo 1:

Esse é um acróstico cruzado, já que as letras que formam a palavra CIDADE aparecem na diagonal.

  • Exemplo 2:

Esse é um acróstico propriamente dito, já que as letras que formam a palavra CORPO estão no início.

  • Exemplo 3:

Esse é um acróstico propriamente dito que mostra que os versos também podem ser feitos de frases e formar frases.

E o que é acrônimo?

Diferentemente do acróstico, um tipo de poema formado por letras de cada um dos versos, o acrônimo é uma sigla composta pelas letras iniciais de várias palavras. Ele vem do grego, ákron, “extremidade”, e ónoma, “nome”. Estes são alguns exemplos de acrônimos:

  • Enem: Exame Nacional do Ensino Médio
  • Detran: Departamento Estadual de Trânsito
  • IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
  • USP: Universidade de São Paulo

Fontes

BASSO, A.; ZAGO, L. Avaliando em matemática com acrósticos. Anais do XVI Encontro Paranaense de Educação Matemática – EPREM, p. 1–11, 2022.

MICHAELIS. Acróstico. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/busca?id=vAN4.

MOISÉS, Massaud. Acrônimo. In: MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 2004, p. 11.

MOISÉS, Massaud. Acróstico. In: MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 2004. p, 11-12.

SILVA, P. G. S. D. Um prenúncio de morte num possível acróstico na Eneida de Virgílio. Translatio, n. 21, p. 234–246, 27 jul. 2021.

Por Luiza Pezzotti Pugles

Você pode se interessar também

Português

Diferenças entre a poesia, o poema e o soneto

Português

Função poética

Português

O que é poesia?

Português

Os diferentes tipos de texto

Últimos artigos

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.