Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Três obras da literatura infantojuvenil que você precisa ler

Conheça três obras da literatura infantojuvenil que você precisa ler e não perca a chance de conhecer livros e autores encantadores!

 Em nosso cotidiano é comum nos depararmos com a leitura motivada por diversas situações: obrigação, prazer ou para passar o tempo. Podemos afirmar, então, que ler é uma prática que também auxilia na formação intelectual e, consequentemente, social do ser humano.

Se considerarmos que a leitura é uma das práticas fundamentais para o bom desenvolvimento dos indivíduos, poderemos afirmar que, principalmente na infância, com o objetivo de que essa prática seja um hábito na vida adulta, o hábito da leitura deve ser incentivado. Pensando nisso, a equipe do Escola Kids preparou uma lista com cinco obras da literatura infantojuvenil que encantarão vocês.

Fonchito e a Lua


Capa da obra Fonchito e a Lua, publicação da Editora Objetiva, em 2011

A obra Fonchito e Lua é do autor Mario Vargas Llosa, que é escritor, jornalista e ganhou, em 2010, o Prêmio Nobel de Literatura. Llosa não foi um escritor que se dedicou à escrita de livros infantis. Suas obras são, em maioria, críticas em relação às desigualdades sociais e raciais, principalmente de seu país, o Peru.

Porém, mesmo que a literatura infantil não seja o foco de Llosa, o autor afirmou que produzir esse livro foi a realização de um sonho e que escrever para crianças é muito mais difícil do que escrever para os adultos, mas isso deve ser feito, pois só assim poderemos enriquecer as futuras gerações.

O livro narra a história de um menino, Fonchito, que adoraria dar um beijinho no rosto de uma menina, Nereida, mas, para que ela deixasse isso acontecer, ele teria que presenteá-la com a lua. Bem sabemos que essa não é uma tarefa fácil, mas, em uma noite de sorte, Fonchito descobriu uma ótima maneira para alcançar o seu objetivo.

O Bicho Alfabeto


Capa do livro O Bicho Alfabeto, publicação pela Editora Companhia Das Letras

OU

Essa é uma obra de Paulo Leminski que foi ilustrada pelo cartunista Ziraldo (criador do Menino Maluquinho). Leminski é conhecido por poemas cheios de humor e, com O Bicho Alfabeto, não foi diferente. Nesse livro, a maioria dos textos são haicais, um tipo de poema japonês que tem apenas três versos e uma das produções poéticas que consagraram Paulo Leminski.

Uma curiosidade é que os haicais não foram produzidos especificamente para a criançada, mas trazem elementos que se transformaram em poesia para os pequenos quando Ziraldo, Arnaldo Antunes e Paulo Leminski juntaram-se para produzir essa obra.

Leminski escreveu haicais que passeiam pela natureza de forma divertida e leve, e Ziraldo e Arnaldo Antunes ilustraram e apresentaram para as crianças a linguagem de forma encantadora.

Livro das Perguntas


Capa da obra Livro das Perguntas, publicação da Editora Companhia Das Letras

Um dos ditados populares é que o mundo não é feito de respostas, mas, sim, de perguntas. Bom, essa afirmação é que faz o Livro das Perguntas, de Pablo Neruda, ser tão encantador e útil para o desenvolvimento da criançada.

Nessa obra, Neruda faz um trabalho, diferente do que ele produziu em toda a sua vida, que traz 74 perguntas sobre o que está ao nosso redor. Seres humanos, animais, natureza, significados de vida e morte são os temas que o autor utilizou para criar reflexões e cenários incríveis para tentarmos entender melhor o mundo.

Pablo Neruda, poeta conhecido por seus poemas de amor, presenteou-nos com o Livro das Perguntas, uma obra que instiga a curiosidade das crianças.

O 4 é 4 para todos?

E o mar não está emprestado à terra por curto prazo?

A fumaça fala com as nuvens?

A quem posso perguntar o que vim fazer nesse mundo?

A literatura voltada para o público infantil é uma importante ferramenta para levar a criança a questionar o que está à sua volta, estimulando a curiosidade e a busca por novos conhecimentos. Além disso, esse é um dos caminhos para, assim como afirmou Llosa, formarmos uma geração de adultos mais conscientes em relação à vida em sociedade.


Por Mariana Pacheco
Graduada em Letras

Conheça três obras da literatura infantojuvenil e apaixone-se pela leitura! Conheça três obras da literatura infantojuvenil e apaixone-se pela leitura!
Por Mariana do Carmo Pacheco

Você pode se interessar também

Português

Fábula

Português

Haikai

Português

Literatura e dia das mães

Português

O que é literatura?

Últimos artigos

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.