Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Haikai

Que tal brincar de escrever poemas? Conheça o singelo universo que habita os três versos de um Haikai!

Três versos cuidadosamente construídos através da contagem das sílabas: Essa é a fórmula para escrever um Haikai Três versos cuidadosamente construídos através da contagem das sílabas: Essa é a fórmula para escrever um Haikai

Vamos brincar de fazer poemas?

Você sabia que a Literatura pode ser uma arte divertida e interessante? Pois bem, brincando com as palavras, alguns poetas descobriram uma fórmula para escrever pequenos poemas, compostos por apenas três versos. Os Haikais, como ficaram conhecidos, são uma arte milenar e têm esse nome porque sua origem é japonesa:

Hai = Brincadeira

Kai = Harmonia

No Japão, o principal poeta haicaísta foi um homem chamado Bashô. Ele escrevia seus haikais em uma época em que escrever era uma das principais diversões e passatempos do homem japonês do século XVII. A métrica oriental (três versos, sendo que o primeiro e o terceiro verso são pentassílabos, ou seja, formados por cinco sílabas poéticas, e o segundo verso é heptassílabo, formado por sete sílabas) também encontrou representantes aqui no Brasil, e o poeta Paulo Leminski foi um dos responsáveis pela popularização do gênero em nosso país.

A palmeira estremece
palmas pra ela
que ela merece

casa com cachorro brabo
meu anjo da guarda
abana o rabo


A arte que nasceu no Japão também tem seu espaço no Brasil. Escrever um Haikai é um desafio e tanto!

tudo dito,
nada feito,
fito e deito

essa vida é uma viagem
pena eu estar
só de passagem

jardim da minha amiga
todo mundo feliz
até a formiga

Paulo Leminski

A principal característica de um Haikai é a simplicidade, e você já deve saber que nas coisas mais simples habita o que há de mais belo, essa é a missão da poesia haicaísta: aguçar em que lê o espírito contemplativo. O Haikai é como uma fotografia instântanea de um momento que não voltará. É um poeminha sobre a singeleza das coisas, mas que tem uma grande preocupação com a linguagem, já que conseguir encaixar as palavras na métrica é o principal desafio. Gostou? Que tal tentar?


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Três obras da literatura infantojuvenil que você precisa ler

Últimos artigos

Presidente da república

Presidente da república é a autoridade máxima em nosso país. É eleito(a) por meio do voto popular para um mandato de quatro anos.

Porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia é um mamífero roedor que possui corpo pequeno e orelhas curtas. Ele pode ser criado como animal de estimação.

Escambo

O escambo é uma modalidade de transação que foi muito comum na Antiguidade. Por meio desse acordo, realiza-se a troca de mercadorias ou serviços.

Nucleotídeo

O nucleotídeo é a subunidade que forma o DNA e o RNA. Cada nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.