Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Transformações do discurso direto para o indireto

Este espaço lhe permitirá conhecer as transformações do discurso direto para o indireto, sabe como? Clicando, apenas!

Por certo, falar sobre discurso direto e discurso indireto não lhe causa nenhuma estranheza, não é verdade? Sim, pois são elementos inerentes ao texto narrativo, aquele em que demais elementos, tais como: narrador, personagens, tempo, espaço, enredo, entre outros, encontram-se demarcados, concorda? Pois bem, o discurso, ou seja, a forma pela qual o narrador opta para nos contar a história, também atua como elemento de tamanha importância, podendo  ser de forma direta, retratando as falas dos personagens tais como elas ocorrem; de forma indireta, justificada pelo fato de o narrador se colocar no lugar dos personagens e nos revelar o que ocorre, bem como pode ser de forma indireta livre, havendo uma fusão dessas duas formas.

Dessa maneira, achamos por bem deixá-lo(a) ciente das marcas linguísticas, sobretudo em relação às formas verbais que se operam nas transformações do discurso direto para o indireto, haja vista que não basta saber que isso ocorre, mas também como acontece, não é verdade? Por essa razão, preste atenção aos detalhes, com vistas a compreender tudo, mas tudo mesmo em relação a esse assunto, ok?


Na transformação do discurso direto para o indireto várias mudanças se operam


Por Vãnia Duarte
​Graduada em Letras

Mudanças linguísticas ocorrem nas transformações do discurso direto para o indireto Mudanças linguísticas ocorrem nas transformações do discurso direto para o indireto
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Autor e Narrador

Português

Foco Narrativo

Português

Narração

Português

O discurso em um texto narrativo

Últimos artigos

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.