Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Terminações -ram e -rão

Terminações “-ram” e “-rão” , apesar de apresentarem características semelhantes, divergem-se quanto às circunstâncias de uso.

Imagine que você estivesse contando uma história sugerida pela sua professora e, bem no meio da história, surgisse uma dúvida:

“Terminaram ou terminarão”, “gritaram ou gritarão”?

Caso isso de fato já tenha ocorrido, não se preocupe, pois faz parte das muitas dúvidas e dos muitos “enganos” que às vezes cometemos quando estamos redigindo um texto. O que não é aconselhável é deixar que essas dúvidas permaneçam para sempre, não é verdade?

Pois bem, um dos aspectos que devemos ter em mente é o fato de reconhecermos que essas terminações se referem às várias formas verbais que conhecemos, e o outro aspecto é que elas se mostram muito semelhantes quando pronunciadas. Talvez esses sejam os motivos para tantas confusões!!!

Dessa forma, de modo a evitarmos que isso aconteça, iremos analisar as duas terminações em todos os seus aspectos, observe:

Os alunos entraram agora.

Os alunos entrarão agora.






Como você pôde perceber, ambas as terminações somente apresentam semelhanças no que se refere à pessoa verbal – representando a 3ª pessoa –, embora saibamos que elas pertencem a tempos verbais distintos. Entretanto, em outros aspectos, identificados na tabela acima, elas se diferenciam. E são exatamente essas diferenças que devemos ter em mente no momento de usar tais construções, optando sempre pelo modo correto.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

As terminações verbais -ram e -rão são utilizadas de modos distintos As terminações verbais -ram e -rão são utilizadas de modos distintos
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Português

Estruturas dos verbos

Português

Verbos

Últimos artigos

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.