Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Tem ou têm?

Leia este texto e tire suas dúvidas sobre as conjugações “tem” e “têm” do verbo “ter” no presente do indicativo.

Durante a leitura de alguns textos, podemos observar que existem duas formas de escrevermos o verbo ter no presente do indicativo: TEM e TÊM. Assim, quando vamos escrever nossos próprios textos, ficamos com uma dúvida: qual das duas está correta?

Primeiramente, é preciso compreender que as duas formas existem na Língua Portuguesa e estão corretas, apenas estão conjugadas em diferentes pessoas. Isso significa que o verbo TEM está conjugado na 3ª pessoa do SINGULAR e TÊM está conjugado na 3ª pessoa do PLURAL. Trata-se de uma regra de concordância, na qual o verbo deve ser flexionado de acordo com a flexão de número (singular ou plural) dos substantivos.

Assim como o verbo TER, o verbo VIR também é conjugados sem acento na 3ª pessoa do singular e com acento circunflexo na 3ª pessoa do plural. Veja:

(Eu) tenho/venho

(Tu) tens/vens

(Ele) tem/vem

(Nós) temos/viemos

(Vós) tendes/vindes

(Eles) têm/vêm

É necessário ressalvarmos que o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, em vigor desde janeiro de 2009, não alterou nenhuma das formas de conjugação e/ou acentuação do verbo TER. Outra questão também relevante a ser apontada é que NÃO existem as palavras “teem” e “têem”.

Agora, observe a aplicação dos verbos TEM e TÊM em algumas frases:

TEM

  • Mariana tem os olhos castanhos. (O verbo TER/TEM concorda com o substantivo feminino singular – Ela).

  • Tem gente que não sabe o que diz.

  • Abra o armário e veja se ainda tem farinha.

TÊM

  • Caio e Rodrigo têm as mesmas dificuldades para falar em público. (Caio e Rodrigo/Eles – plural)

  • Os vizinhos têm o hábito de ouvir música em volume muito alto.

  • Os alunos que têm necessidade de acompanhamento estão nessa lista.

Viu como é fácil e importante estudarmos a respeito dessas duas conjugações do verbo TER? Continue seguindo nossas dicas e bons estudos!


Por Ma. Luciana Kuchenbecker Araújo

Na Língua Portuguesa, existem as duas formas de conjugação do verbo ter no presente do indicativo: “tem” e “têm” Na Língua Portuguesa, existem as duas formas de conjugação do verbo ter no presente do indicativo: “tem” e “têm”
Por Luciana Kuchenbecker Araújo

Você pode se interessar também

Português

Chego ou chegado? Trago ou trazido?

Português

As vezes ou às vezes?

Português

Ansioso ou ancioso?

Português

A fim ou afim?

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.