Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Sentido literal e sentido figurado – o uso da conotação e da denotação na construção dos sentidos

Aprenda como os sentidos podem ser construídos na língua portuguesa com o uso da conotação e da denotação.

Os sentidos literal e figurado permitem aumentar a expressividade da língua Os sentidos literal e figurado permitem aumentar a expressividade da língua

♦ Sentido literal

O sentido literal, ou denotativo, é o significado genuíno, próprio, das expressões e enunciados. Esse tipo de construção de sentidos é utilizado em textos que têm como objetivo principal informar, argumentar, orientar.

Veja um exemplo a seguir:

A “Marcha para o Oeste” foi um programa desenvolvido pelo governo de Getúlio Vargas durante o período do Estado Novo e tinha como objetivo promover o desenvolvimento populacional e a integração econômica de áreas pouco povoadas e desenvolvidas das regiões centro-oeste e norte do Brasil. No entanto, os resultados do projeto foram modestos.”

Daniel Neves Silva – acessado em 26/08/2017 -
https://escolakids.uol.com.br/estado-novo-marcha-para-oeste-no-brasil.htm.

Perceba que, nesse tipo de texto, há uma função informativa a respeito da “Marcha para o Oeste”, na qual o autor utiliza-se de uma linguagem direta, priorizando o significado “básico” das palavras, expressões e enunciados na construção de sentido do texto.

♦ Sentido figurado

Nos textos em que existe uma preocupação maior com a estética, é comum o uso do sentido figurado, ou conotação, em sua construção, como em músicas, poesias, poemas, textos publicitários etc.

Veja um exemplo:

- TIM, viver sem fronteiras.

- Havaianas, as legítimas.

Perceba que o uso das expressões “viver sem fronteiras” e “as legítimas” força o leitor a estabelecer relações de sentido que extrapolam o significado básico dessas palavras, ou seja, remetem o leitor a um conhecimento além do texto. Esse tipo de construção de sentido possibilitam um novo significado às palavras, expressões e enunciados, provocando no leitor um efeito mais estimulante.

Por Mariana Rigonatto

Você pode se interessar também

Português

Comparação

Português

Hipérbole

Português

Metáfora

Últimos artigos

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.