Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Se não ou senão?

Qual palavra utilizar para indicar condição: se não ou senão?

Saber se a forma correta é senão ou se não é um grande problema Saber se a forma correta é senão ou se não é um grande problema

Algumas expressões causam tantas dúvidas que, às vezes, fazem com que os falantes a substituam. Isso é comum em construções como: “Caso não chova, irei à praia”. Nesse caso, a pergunta é: “O que devo utilizar: Senão chover ou se não chover?” Vamos estudar os significados de cada uma das expressões para entendermos qual é a forma correta para o contexto apresentado.

De acordo com o dicionário Houaiss, senão pode pertencer a três classes gramaticais diferentes. Em cada uma, estabelecerá uma ideia. Acompanhe:     

Senão: locução alternativa (indica a ideia de caso contrário).

Ex.: Faça a tarefa, senão ficará sem internet.

Senão: conjunção adversativa (indica oposição).

Ex.: Algumas pessoas não conseguem valorização, senão críticas.

Senão: preposição (indica apenas, somente, ou pode indicar defeito, falha). 

Ex.: Parabéns! Não houve um senão em seu trabalho.

Nas orações condicionais, ou seja, nos enunciados que estabelecem uma ideia de condição ou hipótese, a expressão a ser utilizada é se não (formada pela conjunção condicional “se” e o advérbio de negação). Portanto, no enunciado “Caso não chova, irei à praia”, como a ideia é de hipótese, a expressão correta, em substituição a “caso”, é se não, logo: “Se não chover, irei à praia”.  

  • A partir de agora, muita atenção ao usar a expressão senão e se não, lembre-se de que:

Senão pode ser substituído por: caso contrário, do contrário, mas, porém, apenas, somente, ou ideia de ausência ou presença de defeito.

Se não pode ser substituído por: qualquer conjunção que indique condição – caso, contanto que, desde que, exceto que, a menos que etc.


Por Mayra Pavan
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Com certeza ou concerteza?

Português

Dicas ortográficas: u ou l no final?

Português

Letras maiúsculas e minúsculas – quando utilizá-las?

Português

Orações subordinadas adverbais

Últimos artigos

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.

Bicho-papão

Bicho-papão é uma lenda presente no folclore brasileiro que fala de um monstro que sequestra e devora crianças desobedientes. Foi influência portuguesa em nossa cultura.

Queda da Bastilha

A queda da Bastilha foi um acontecimento marcante que se passou em 14 de julho de 1789, marcando o início da Revolução Francesa.