Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Com certeza ou concerteza?

Com certeza ou concerteza? Dicas ortográficas.

A palavra com certeza é uma locução adverbial formada por uma preposição e um substantivo, devendo ser escrita separadamente A palavra com certeza é uma locução adverbial formada por uma preposição e um substantivo, devendo ser escrita separadamente

Com certeza ou concerteza?

Com certeza você já deve ter visto essas duas formas circulando por aí, certo? Pois bem, vamos analisar essa dúvida linguística muito comum e exterminar de vez o erro tão disseminado na modalidade escrita.

Quem nunca cometeu o erro, provavelmente, viu alguém próximo fazê-lo. É muito comum, especialmente nas redes sociais, encontrarmos a palavra “concerteza” fazendo-se passar por certinha e confundindo muita gente. Pois vamos desmascará-la, porque a palavra escrita assim, “concerteza”, nunca existiu, é uma farsante! A forma escrita correta é com certeza. Só existe um jeito, nada de inventar variações para essa locução adverbial que nunca deverá ser escrita com uma só palavra, mas sim com duas palavras separadas, afinal de contas, é uma locução adverbial.


A locução adverbial com certeza deve ser escrita separadamente, pois é formada por duas palavras, uma preposição e um substantivo*

A locução adverbial com certeza atua como um advérbio e sua função é alterar o sentido de um verbo. Ela é formada pela preposição com e pelo substantivo certeza e confere ideias de afirmação e de convicção. Pode ser substituída pelas seguintes palavras, que atuam como sinônimos: certamente, sem dúvida, de certo, claro e de certeza.

Vamos observar alguns exemplos?

O público aplaudiu de pé, com certeza gostaram da apresentação! (ideia de convicção)

Fique tranquilo, com certeza o público gostou da apresentação. (ideia de probabilidade)

- Você gostou da apresentação? - Com certeza! (expressão entusiástica)

Agora que você já aprendeu que o correto é escrever com certeza assim, separadamente, e que não existe a forma concerteza, preste bem atenção na seguinte dica: Você já parou para pensar no quanto empregamos essa locução adverbial, tanto na fala como na escrita? Observe e certamente você verá que ela é muito usada, em diversos contextos, pelos falantes. Sendo assim, por ser exaustivamente utilizada, é interessante que tenhamos o cuidado de não fazer dela um clichê, ou seja, uma expressão que de tão empregada tem seu sentido esvaziado. Existem alguns sinônimos, como dissemos anteriormente, então, não tem porquê usarmos só o com certeza, assim enriquecemos nosso vocabulário e evitamos o empobrecimento da língua portuguesa.

*Tirinha “Garfield”, de Jim Davis.


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

A fim ou afim?

Português

Há pouco ou a pouco?

Português

O que são falsos sinônimos?

Português

Onde ou Aonde?

Últimos artigos

Presidente da república

Presidente da república é a autoridade máxima em nosso país. É eleito(a) por meio do voto popular para um mandato de quatro anos.

Porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia é um mamífero roedor que possui corpo pequeno e orelhas curtas. Ele pode ser criado como animal de estimação.

Escambo

O escambo é uma modalidade de transação que foi muito comum na Antiguidade. Por meio desse acordo, realiza-se a troca de mercadorias ou serviços.

Nucleotídeo

O nucleotídeo é a subunidade que forma o DNA e o RNA. Cada nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.