Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Orações subordinadas adverbais

Descubra aqui a importância de aprender as orações subordinadas adverbiais sem decorar.

É muito importante aprender as orações subordinadas adverbiais sem decorar!!! É muito importante aprender as orações subordinadas adverbiais sem decorar!!!

Se, porventura, ao acessar o texto “Orações subordinadas adverbiais”, você tenha ficado de cabelinhos em pé, não se preocupe, pois saiba que mesmo sendo um assunto assim um pouco extenso, você apreenderá um assunto muito importante no sentido de construir de forma clara, precisa e objetiva seus discursos no momento de toda e qualquer comunicação.

Dessa forma, neste nosso encontro, gostaríamos de orientá-lo (a) no sentido de não decorar tais orações, uma vez que são muitas e porque isso em nada o (a) ajudará, ok? Tudo aquilo que aprendemos somente utilizando aquela famosa regrinha da “decoreba”, provavelmente no futuro não fará muito sentido para nós, concorda?

Pois bem, estamos aqui para dizer que a melhor alternativa é você analisar com calma, com serenidade, cada oração, para assim fazer as escolhas de forma adequada, tendo em vista aquilo que pretende dizer, combinado?

Vamos analisar então três exemplos em que verificamos a presença da mesma conjunção, porém com classificações diferentes. É só ter a esperteza de identificá-la corretamente. Vamos juntos nessa empreitada?

Fizemos a pesquisa como pediu nossa querida professora.

Como chovia bastante não pudemos ir ao cinema.

Mamãe dormia como um anjo.

Pois bem, você é capaz?

No primeiro caso temos uma oração subordinada adverbial conformativa. Já no segundo deles temos uma oração subordinada adverbial causal.

Ufa!!! Ainda bem que chegamos ao terceiro! Descobrimos então que se trata de uma oração subordinada adverbial comparativa.

Percebeu como é fácil???


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Português

Orações intercaladas ou interferentes

Português

Orações subordinadas

Português

Período composto por Coordenação e por Subordinação

Últimos artigos

Presidente da república

Presidente da república é a autoridade máxima em nosso país. É eleito(a) por meio do voto popular para um mandato de quatro anos.

Porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia é um mamífero roedor que possui corpo pequeno e orelhas curtas. Ele pode ser criado como animal de estimação.

Escambo

O escambo é uma modalidade de transação que foi muito comum na Antiguidade. Por meio desse acordo, realiza-se a troca de mercadorias ou serviços.

Nucleotídeo

O nucleotídeo é a subunidade que forma o DNA e o RNA. Cada nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.