Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Pronomes interrogativos

Os pronomes interrogativos referem-se à terceira pessoa de modo vago. Sua função é formular perguntas, sendo estas diretas ou indiretas.

Os pronomes interrogativos são usados na formulação de perguntas diretas ou indiretas. Os pronomes interrogativos são usados na formulação de perguntas diretas ou indiretas.

Por certo, o termo “pronome” não lhe causa nenhuma estranheza, não é verdade? Mas, mesmo assim, recordaremos um pouquinho mais sobre eles, para que possamos compreender perfeitamente o assunto do qual iremos tratar agora.

Sabemos que o pronome, além de pertencer às classes gramaticais , classifica-se como aquela palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às três pessoas do discurso (eu, tu, ele), como, por exemplo: meu livro, aquele garoto, ninguém chegou, entre outros exemplos.

Dessa forma, relembramos também que essa classe dos pronomes possui distintas classificações, subdividindo-se em pronomes pessoais do caso reto e do oblíquo, pronomes de tratamento, demonstrativos, possessivos, relativos, indefinidos e os pronomes interrogativos – os quais iremos conhecer nesse artigo.

Quando falamos em pronomes interrogativos, devemos pensar naquele sinalzinho de pontuação (?) usado para fazer perguntas. Ao fazermos isso, temos condições de entender o porquê de esses pronomes serem assim classificados, uma vez que são usados na formulação de perguntas, feitas de forma direta ou indireta. Vamos ver alguns exemplos?

Quantos alunos vieram à aula? – pergunta direta
Não se sabe quantos alunos vieram à aula – pergunta indireta.


Agora que já conhecemos a função dos pronomes interrogativos, iremos conhecer quais são eles, uma vez que existem aqueles que podem ir para o plural, ou seja, que podem ser flexionados, e aqueles que não podem, também chamados de invariáveis.




Outro detalhe do qual não podemos nos esquecer é que esses pronomes, assim como os pronomes indefinidos , referem-se à terceira pessoa (ele, ela, eles, elas) de modo vago, indefinido.
 

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Colocação pronominal

Português

Os pronomes oblíquos e suas funções

Português

Pronomes

Português

Pronomes Adjetivos e Pronomes Substantivos

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.