Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Polissemia

Você sabe o que é polissemia? Clique e aprenda sobre os diferentes significados das palavras!

A polissemia acontece quando uma palavra apresenta vários sentidos diferentes, mas que remetem a um mesmo conceito A polissemia acontece quando uma palavra apresenta vários sentidos diferentes, mas que remetem a um mesmo conceito

Compreender o significado das palavras é indispensável para entender o funcionamento da língua portuguesa. Em nosso idioma, a ciência que se ocupa em desvendar significados e interpretar palavras e expressões é a Semântica. Quando conhecemos bem as palavras e temos um vocabulário razoável, escrever um texto fica muito mais fácil, pois temos à nossa disposição uma variedade de vocábulos que podem ser selecionados de acordo com a pertinência do momento.

Na língua portuguesa, o significado das palavras leva em consideração a:

  • Sinonímia: Relação entre duas palavras ou mais que apresentam significados iguais ou semelhantes;

  • Antonímia: Relação entre duas palavras ou mais que apresentam significados diferentes, ou seja, contrários;

  • Homonímia: Relação entre duas ou mais palavras que possuem a mesma estrutura fonológica, mas apresentam significados diferentes.

Entre os fenômenos linguísticos relacionados à homonímia, está a polissemia, ocorrência curiosa que nos prova o quanto o nosso idioma é peculiar. Mas você sabe o que é polissemia?

A palavra “polissemia”, do grego polysemos (poli = muitos, sema = significados), significa “algo que tem muitos significados”. Sendo assim, polissemia é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos. Observe os exemplos:

1- O compositor escreveu a letra da canção para seu filho.

2- A letra “H” é a oitava em nosso alfabeto.

3- Sua letra é muito bonita!

Você notou que nas três orações a palavra “letra” está presente? Em cada uma delas o vocábulo é utilizado com diferentes acepções: na primeira oração, letra refere-se ao texto que acompanha uma música; na segunda oração, letra refere-se ao sinal gráfico do alfabeto; e, na terceira oração, letra refere-se à forma que se dá à letra escrita. A palavra “letra” possui diferentes significados, mas remete para o mesmo conceito: o da escrita.


A Semântica é a área da Linguística que estuda o significado das palavras. Na polissemia, eles podem ser múltiplos

Observe mais um exemplo de polissemia:

1- A mãe vela pelo sono do filho doente.

2- O barco à vela foi movido pelo vento.

3- Quando acabou a luz, a menina acendeu uma vela.

A palavra “vela” é polissêmica porque pode apresentar vários sentidos de acordo com o contexto em que é empregada. Na primeira oração, a palavra vela é uma conjugação do verbo velar, ou seja, ficar em vigília ou sentinela; na segunda oração, vela refere-se ao pano resistente que é preso aos mastros das embarcações para fazê-las andar; e, na terceira oração, vela refere-se à peça de cera com um pavio no centro que serve para dar luz.

É importante ressaltar que a polissemia não deve ser confundida com a homonímia, fenômeno da semântica que estuda duas ou mais palavras com origens e significados distintos, mas que apresentam a mesma grafia e a mesma fonologia.


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Por Luana Castro Alves Perez

Você pode se interessar também

Português

Homonímia

Português

Os múltiplos significados entre as palavras

Português

Paródia

Português

Semântica

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.