Sinônimos e antônimos estão relacionados à significação das palavras. Os sinônimos são palavras com o mesmo sentido, e os antônimos são palavras com sentido oposto.
Sinônimos e antônimos têm a ver com o significado das palavras. Os sinônimos são palavras com o mesmo significado ou com significados parecidos. Assim, você pode dizer “A resposta está certa.” ou “A resposta está correta.”, uma vez que os vocábulos “certa” e “correta” têm o mesmo sentido.
Por sua vez, os antônimos são palavras com sentido oposto. Portanto, se você disser que “Pedro é silencioso.”, você não pode dizer que “Pedro é barulhento.”, pois “silencioso” e “barulhento” expressam ideias contrárias. Afinal, o sentido dessas palavras é oposto: ou Pedro é silencioso ou é barulhento.
Leia também: Quais são os substantivos heterônimos?
Sinônimos e antônimos têm a ver com o significado das palavras. Sinônimos são palavras com o mesmo sentido, e antônimos são palavras com sentido oposto. É fácil memorizar isso, não é? Então, repita comigo:
SINÔNIMO mesmo sentido.
ANTÔNIMO sentido oposto.
Agora, me responda:
1- Qual é o sinônimo de “bonito”? É “belo” ou “feio”?
Isso mesmo! O sinônimo de “bonito” é “belo”.
2- Qual é o antônimo de “feio”? É “bonito” ou “horroroso”?
O antônimo de “feio” é “bonito”.
Veja só estas frases:
Olha só que desenho bonito!
Olha só que desenho belo!
Você notou que as duas frases têm o mesmo sentido? “Bonito” é sinônimo de “belo”, e “belo” é sinônimo de “bonito”.
Agora, observe estas frases:
Olha só que desenho feio!
Olha só que desenho bonito!
Percebeu? As duas frases têm sentido oposto. Afinal, um desenho feio é o contrário de um desenho bonito.
Agora que você entendeu a diferença entre sinônimos e antônimos, vamos falar um pouco mais sobre o sinônimo. Lá em cima, eu disse que sinônimos são palavras com o mesmo sentido. Eu não menti para você! Porém, sinônimos também podem ser palavras com sentido parecido.
Por exemplo, dizer que algo é “bonito” ou “belo” é a mesma coisa, correto? Porém, dizer que algo é “grande” ou “gigante” é parecido, mas não é a mesma coisa. Quer ver? Olha só a diferença:
O pé de manga é grande.
O pé de manga é gigante.
As palavras “grande” e “gigante” significam que algo tem tamanho maior do que o comum. Porém, “gigante” tem a ver com algo muito grande.
Veja só outros sinônimos com sentidos parecidos:
No próximo tópico, vou mostrar para você vários exemplos de sinônimos e de antônimos. Então, vamos lá!
Veja também: O que são os falsos sinônimos?
Vivi gosta de soltar pipa.
e
Vivi gosta de soltar papagaio.
Nesses exemplos, “pipa” é sinônimo de “papagaio”.
Rafa fez um lindo desenho.
e
Rafa fez uma linda ilustração.
Nessas frases, “desenho” é sinônimo de “ilustração”.
Zeca é um menino obediente.
e
Zeca é um menino desobediente.
Nessas frases, “obediente” é antônimo de “desobediente”.
Suzy é uma menina paciente.
e
Suzy é uma menina impaciente.
Nesses exemplos, “paciente” é antônimo de “impaciente”.
Atividade 1
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
|
COLUNA 1 |
COLUNA 2 |
|
1) Antônimos. 2) Sinônimos. |
( ) “Fofo” e “macio”. ( ) “Alta” e “baixa”. ( ) “Coragem” e “bravura”. ( ) “Gordo” e “magro”. |
Resposta:
2, 1, 2, 1.
Justificativa:
Atividade 2
Indique o sinônimo (na coluna 2) e o antônimo (na coluna 3) de cada palavra abaixo, como foi feito com o primeiro termo.
|
COLUNA 1 (palavra) |
COLUNA 2 (sinônimo) |
COLUNA 3 (antônimo) |
|
1) Acordar |
Despertar |
Dormir |
|
2) Aparecer |
__________ |
__________ |
|
3) Começar |
__________ |
__________ |
|
4) Alegria |
__________ |
__________ |
|
5) Brilho |
__________ |
__________ |
|
6) Certo |
__________ |
__________ |
|
7) Risada |
__________ |
__________ |
|
8) Igual |
__________ |
__________ |
|
9) Medo |
__________ |
__________ |
|
10) Perto |
__________ |
__________ |
Resposta:
2) Aparecer, surgir, desaparecer.
3) Começar, iniciar, terminar (acabar, finalizar).
4) Alegria, felicidade, tristeza.
5) Brilho, luz, escuridão.
6) Certo, correto, errado.
7) Risada, gargalhada, choro.
8) Igual, semelhante, diferente.
9) Medo, pavor (horror, terror, temor), coragem.
10) Perto, próximo, longe.
Fontes
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 40. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2024.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 49. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2020.
MARTINS, Nilce Sant’Anna. Introdução à Estilística: a expressividade na língua portuguesa. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
VILARINHO, Michelle Marchado de Oliveira. Proposta de dicionário informatizado analógico de língua portuguesa. 2013. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2013.