Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Substantivos heterônimos

Substantivos heterônimos são aqueles que possuem radicais diferentes, tanto para o masculino quanto para o feminino.

Substantivos heterônimos são aqueles que possuem radicais diferentes Substantivos heterônimos são aqueles que possuem radicais diferentes

Ao conhecermos um pouco mais sobre os substantivos, constatamos que eles, dentre as classes gramaticais, constituem-se de várias características. Que tal relembrá-las? É simples, basta acessar os textos “Substantivos” e “Gênero do substantivo”.

Pois bem, em se tratando deste último assunto, verificamos que “gênero” se relaciona às formas masculina e feminina, que obedecem a certos critérios específicos, tais como:

* A presença do artigo, como em:

a motorista – o motorista

* A representação das palavras macho e fêmea, como é o caso de:

jacaré macho
jacaré fêmea, entre outros.

Assim, o que iremos aprender a partir de agora se refere àqueles substantivos que possuem radicais distintos (tanto na forma masculina quanto na feminina), diferentes de alguns casos, como:

pato – pata
garoto – garota

Nesses exemplos, a marca que diferencia o feminino do masculino é apenas a mudança do artigo “o” para “a” e vice-versa. Algo diferente ocorre nos substantivos heterônimos, vamos constatar?


Os substantivos heterônimos possuem radicais diferentes, tanto para o feminino quanto para o masculino


Nos substantivos heterônimos há bastante diferença entre o masculino e o feminino


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Português

Gênero do substantivo

Português

Substantivos

Português

Substantivos comuns de dois gêneros

Últimos artigos

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.

Bicho-papão

Bicho-papão é uma lenda presente no folclore brasileiro que fala de um monstro que sequestra e devora crianças desobedientes. Foi influência portuguesa em nossa cultura.

Queda da Bastilha

A queda da Bastilha foi um acontecimento marcante que se passou em 14 de julho de 1789, marcando o início da Revolução Francesa.