Palavras proparoxítonas são palavras que possuem sílaba tônica na antepenúltima sílaba. Elas sempre são acentuadas graficamente na língua portuguesa.
Palavras proparoxítonas são as palavras que apresentam sílaba tônica na antepenúltima sílaba, o que significa que essa sílaba é pronunciada mais forte. Vemos isso na palavra “mágico”, por exemplo. No caso das palavras proparoxítonas, todas elas, sem exceção, recebem acento gráfico (agudo ou circunflexo).
Além das palavras proparoxítonas, há as palavras paroxítonas e as palavras oxítonas. As palavras paroxítonas apresentam sílaba tônica na penúltima sílaba — “beleza”, por exemplo. Já as palavras oxítonas apresentam sílaba tônica na última sílaba — “picolé”, por exemplo.
Leia também: Como fazer a separação de uma palavra em sílabas?
Palavras proparoxítonas são as palavras que possuem sílaba tônica na antepenúltima sílaba, o que faz com essa sílaba seja pronunciada de forma mais forte.
A sílaba mais forte de uma palavra apresenta acentuação tônica, mas pode apresentar também acentuação gráfica.
As palavras proparoxítonas sempre são acentuadas graficamente, com acento agudo ou acento circunflexo.
Além das palavras proparoxítonas, há as palavras paroxítonas e as palavras oxítonas.
Quando a penúltima sílaba de uma palavra é a mais forte, essa palavra é uma paroxítona.
Quando a última sílaba de uma palavra é a mais forte, essa palavra é uma oxítona.
Palavras proparoxítonas são palavras que possuem sílaba tônica na antepenúltima sílaba, que é pronunciada de forma mais forte. Veja só a palavra “átomo”. Ela é proparoxítona e pode ser separada em três sílabas:
á - to - mo
Vamos deixar tudo explicadinho:
Antepenúltima sílaba = Á.
Penúltima sílaba = TO.
Última sílaba = MO.
Pois é, toda vez que a antepenúltima sílaba de uma palavra for a mais forte, essa palavra é uma proparoxítona.
Para identificar uma palavra proparoxítona, você precisa descobrir qual é a sílaba mais forte dessa palavra. Para saber qual é essa sílaba mais forte — a sílaba tônica —, você pode ir testando e pronunciar a palavra de várias maneiras, colocando força em uma sílaba diferente a cada vez.
Assim, se a sílaba mais forte for a antepenúltima sílaba, a palavra é uma proparoxítona. Vamos tomar como exemplo a palavra “panela”. As diferentes maneiras de pronunciar a palavra são as seguintes:
PÂ-ne-la
Pa-NE-la
Pa-ne-LÁ
Qual dessas três formas de pronúncia é a correta? É a segunda, ou seja:
Pa-NE-la
Agora, lembra que falei há pouco que toda vez que a antepenúltima sílaba de uma palavra for a mais forte, essa palavra é uma proparoxítona? Com base nisso, sabemos que a palavra “panela” não é proparoxítona. Afinal, a sílaba mais forte dela é a penúltima.
Vamos fazer a mesma coisa com a palavra “abóbora”:
A-bo-bo-ra
A-BÓ-bo-ra
A-bo-BO-ra
A-bo-bo-RÁ
Qual dessas quatro formas de pronúncia é a correta? É a segunda, ou seja:
A-BÓ-bo-ra
Com base no que vimos agora há pouco sobre a palavra que é proparoxítona ter a antepenúltima sílaba mais forte, sabemos que a palavra “abóbora” é proparoxítona.
Ângulo.
Básica.
Cômico.
Décima.
Fantástico.
Gramática.
Hélice.
Informática.
Lunático.
Música.
Ótica.
Proparoxítona.
Rústico.
Sânscrito.
Título.
Úmida.
Vômito.
Xícara.
Zoológico.
Agora há pouco, nós descobrimos qual é a sílaba mais forte de duas palavras, lembra? As palavras são “panela” e “abóbora”. Você notou que uma delas não tem acento gráfico, correto? Assim, PANELA não tem acento gráfico, mas tem uma sílaba forte, não tem? E que sílaba é essa? A sílaba “-ne-”: pa-NE-la.
Essa sílaba forte é chamada também de “sílaba tônica”, pois ela é pronunciada com mais força do que as outras. Assim, essa pronúncia mais forte de uma sílaba é chamada de “acentuação tônica”.
Por sua vez, a acentuação gráfica é quando colocamos acento (agudo ou circunflexo) sobre a vogal da sílaba forte. Portanto, a sílaba forte da palavra ABÓBORA é o primeiro “-bo-”, que leva um acento gráfico. Sabe por quê? Porque, de acordo com as regras de acentuação da língua portuguesa, TODAS as palavras proparoxítonas, sem exceção, levam acento gráfico na sílaba forte.
Vamos repetir, para ficar bem claro. A palavra PANELA apresenta apenas acentuação tônica, que ocorre na penúltima sílaba. Já a palavra ABÓBORA apresenta acentuação gráfica, localizada na antepenúltima sílaba.
OXÍTONAS |
PAROXÍTONAS |
PROPAROXÍTONAS |
A última sílaba é a mais forte. |
A penúltima sílaba é a mais forte. |
A antepenúltima sílaba é a mais forte. |
EXEMPLOS |
EXEMPLOS |
EXEMPLOS |
Amor, caqui, urubu, viajar etc. |
Doce, pipoca, chocolate etc. |
Ânimo, ético, lástima etc. |
Veja também: Como saber a classificação das palavras de acordo com o número de sílabas?
Quando pronunciamos uma palavra de forma incorreta, cometemos um erro de prosódia. E por que isso acontece? Porque não sabemos qual é a sílaba forte da palavra. Isso ocorre, por exemplo, se pronunciamos uma palavra como se ela fosse proparoxítona, quando, na verdade, ela é paroxítona.
Você conhece a palavra “avaro”? Significa “avarento”, “sovina”, “pão-duro”. “Avaro” é uma palavra paroxítona. Mas tem gente que acha que ela é proparoxítona, dizendo assim: “ávaro”. Isso é um erro de prosódia. Outro exemplo é “Ciclope” (aquele gigante de um olho só). Tem gente que comete erro de prosódia ao dizer “Cíclope”.
Existem palavras que possuem dupla prosódia, o quer dizer que elas podem ser tanto paroxítonas quanto proparoxítonas. É o caso da palavra “acróbata”, que também pode ser pronunciada “acrobata”. O mesmo ocorre com a palavra “hieróglifo”, que também pode ser pronunciada “hieroglifo”. Ambas as pronúncias estão corretas.
Questão 1
Marque a alternativa que apresenta uma palavra proparoxítona.
A) Açúcar.
B) Amigável.
C) Arquipélago.
D) Girassol.
E) Incrível.
Resolução:
Alternativa C.
A palavra “arquipélago” é proparoxítona, já que sua antepenúltima sílaba é a mais forte. Já “açúcar”, “amigável” e “incrível” são paroxítonas. Por fim, “girassol” é uma palavra oxítona.
Questão 2
Marque a alternativa em que TODAS as palavras são proparoxítonas.
A) Difícil, maracujá, brócolis.
B) Científico, baobá, repórter.
C) Acarajé, espetáculo, longínquo.
D) Indígena, chaminé, plâncton.
E) Âncora, bússola, técnica.
Resolução:
Alternativa E.
As palavras “brócolis”, “científico”, “espetáculo”, “indígena”, “âncora”, “bússola” e “técnica” são proparoxítonas, já que possuem tonicidade na antepenúltima sílaba. Já as paroxítonas são: “difícil”, “repórter”, “longínquo” e “plâncton”. Por fim, as oxítonas são: “maracujá”, “baobá”, “acarajé” e “chaminé”.
Fontes
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 45. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2002.
NICOLA, José de; INFANTE, Ulisses. Gramática contemporânea da língua portuguesa. 9. ed. São Paulo: Scipione, 1992.