As palavras podem ser classificadas como monossílabas, dissílabas, trissílabas ou polissílabas. Essa é a classificação das palavras quanto ao número de sílabas.
A classificação das palavras quanto ao número de sílabas é a seguinte: monossílabas (uma sílaba), dissílabas (duas sílabas), trissílabas (três sílabas) e polissílabas (mais de três sílabas). Para saber o número de sílabas da palavra, conte o número de vogais. Obrigatoriamente, cada sílaba tem uma vogal. Portanto, o número de sílabas é igual ao número de vogais da palavra.
Leia também: Classificação das palavras em relação à sílaba tônica
Uma palavra pode ser dividida em partes, você sabia? Cada uma dessas partes da divisão é chamada de sílaba.
Como exemplo, vamos analisar a palavra:
JACARÉ
Ela tem três sílabas: JA-CA-RÉ.
Analise essas sílabas. O que elas têm em comum? Vou te dizer. Cada sílaba tem uma vogal. Isso mesmo! Na língua portuguesa, toda sílaba, obrigatoriamente, tem uma vogal. Veja só:
JA-CA-RÉ
Note também que cada sílaba tem um som completo que não depende das outras sílabas. Assim, você pode dizer JA, CA e RÉ. Juntando tudo, fica: JACARÉ.
Portanto, para fazer a classificação das palavras quanto ao número de sílabas, você precisa contar o número de vogais existentes na palavra.
Uma dica! Conte o número de vogais da palavra, pois toda sílaba precisa ter uma vogal. Então, o número de sílabas é o mesmo de vogais. Veja só: DOCE Essa palavra tem duas vogais, isto é, a letra O e a letra E. Portanto, ela tem duas sílabas: DO-CE |
Quando as palavras possuem apenas uma sílaba, elas são classificadas como:
Quando as palavras possuem apenas duas sílabas, elas são classificadas como:
Quando as palavras possuem apenas três sílabas, elas são classificadas como:
Quando as palavras possuem mais de três sílabas, elas são classificadas como:
Na escrita, para fazer a divisão ou separação silábica, você usa o hífen:
LI-VRO
CÉ-RE-BRO
RES-PON-SA-BI-LI-DA-DE
Note que cada sílaba possui uma vogal. Já falamos sobre isso, você se lembra?
Agora vamos conhecer algumas regrinhas básicas de separação silábica.
Apresentam ditongo as palavras:
TREI-NO
QUA-SE
O ditongo é formado pelo encontro entre uma vogal e uma semivogal, como ocorre em TREINO ou pelo encontro entre uma semivogal com uma vogal, como ocorre em QUA-SE. Isso porque, nesses casos, as letras I e U são consideradas semivogais.
Apresentam tritongo as palavras:
PA-RA-GUAI
EN-XA-GUEI
O tritongo é formado pelo encontro entre uma semivogal, uma vogal e outra semivogal, como ocorre em PARAGUAI e ENXAGUEI. Isso porque, nesses casos, as letras I e U são consideradas semivogais.
Apresentam dígrafo as palavras:
CHA-PÉU
PA-LHA
NI-NHO
CA-RAN-GUE-JO
QUEI-JO
Se você pronunciar essas palavras, vai perceber que o dígrafo tem um som só, apesar de ser formado por duas letras, pois essa é a definição do dígrafo — duas letras que formam um único som.
Apresentam dígrafo as palavras:
CAR-RO-ÇA
PÁS-SA-RO
PIS-CI-NA
CRES-ÇAM
EX-CE-ÇÃO
Pronuncie também essas palavras e vai perceber que o dígrafo tem um som só, apesar de ser formado por duas letras. Acho que agora você já sabe o que é um dígrafo e sabe também quais podem ser separados e quais não podem ser separados.
Apresentam hiato as palavras:
ZO-O-LÓ-GI-CO
TE-A-TRO
COM-PRE-EN-SÃO
O hiato é formado pelo encontro entre duas vogais, como ocorre em ZOOLÓGICO, TEATRO e COMPREENSÃO.
Leia também: O que é um fonema?
Questão 1
Marque a alternativa que contém uma palavra monossílaba.
A) Cor.
B) Medo.
C) Pato.
D) Xícara.
E) Beleza.
Resolução:
Alternativa A.
A palavra “cor” tem uma sílaba apenas. Portanto, é monossílaba. Agora veja a separação silábica das palavras: “me-do” e “pa-to” (dissílabas), além de “xí-ca-ra” e “be-le-za” (trissílabas).
Questão 2
Marque a alternativa que contém uma palavra dissílaba.
A) Feriado.
B) Boneca.
C) Bota.
D) Céu.
E) Fã.
Resolução:
Alternativa C.
A palavra “bota” tem duas sílabas, ou seja, “bo-ta”. Portanto, é dissílaba. Agora veja a separação silábica das palavras: “fe-ri-a-do” (polissílaba), “bo-ne-ca” (trissílaba), além de “céu” e “fã” (monossílabas).
Questão 3
Assinale a alternativa que contém uma palavra trissílaba e uma palavra polissílaba.
A) Bem, mel.
B) Mar, vida.
C) Vovô, cordão.
D) Ônibus, paraíso.
E) Herói, pneu.
Resolução:
Alternativa D.
São monossílabas as palavras “bem”, “mel”, “mar” e “pneu”. São dissílabas as palavras “vi-da”, “vo-vô”, “cor-dão” e “he-rói”. Assim, a alternativa D contém uma palavra trissílaba (“ô-ni-bus”) e uma palavra polissílaba (“pa-ra-í-so”). Observe que o “í” de “paraíso” é acentuado, ou seja, é forte, independente e, portanto, fica sozinho na sílaba.
Fonte
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 49. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2020.