Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Obrigado eu? Obrigado você?

Como devemos dizer: obrigado eu ou obrigado você? Clique e conheça a forma correta!

Ao responder um agradecimento você deve dizer obrigado eu, e não obrigado você Ao responder um agradecimento você deve dizer obrigado eu, e não obrigado você

Dizer obrigado (no caso de a pessoa ser homem) ou obrigada (no caso de a pessoa ser mulher) revela uma das muitas formas de demonstrar educação, gentileza, respeito, cordialidade, enfim, tantas são as características que se tornaria até difícil descrevê-las nesse momento.

Pois bem, quando você diz “obrigado (a)”, você nunca fala para si mesmo (a), mas sim para alguém, com o intuito de agradecer a essa pessoa por ela ter feito algo de positivo. Assim, como deverá ser a forma da qual ela se utilizará para responder ao seu agradecimento? Será obrigado (a) eu? Ou será obrigado (a) você?

Se a pessoa disser “obrigado (a) você”, a ideia que logo se tem é a de que esse alguém que faz o agradecimento é que fica na obrigação de fazer algo por você, dando a impressão de mando, ordem, de algo que “soa” ríspido, descortês, não é verdade?

Perceba como a situação se inverte se o discurso se manifestar por outra forma, representada agora por um simples “obrigado (a) eu”. Nesse caso, a pessoa que está respondendo ao agradecimento é que se sente na obrigação de fazer algo por você, que agradeceu.

Mas será que ainda há uma certa estranheza? Não se preocupe, pois existem outras formas, mais simples até, as quais farão o mesmo sentido e com certeza não causarão nenhuma dúvida, nenhuma incorreção, nesse momento tão importante entre duas pessoas.

POR NADA

NÃO HÁ DE QUÊ

DE NADA

EU QUE AGRADEÇO

Saiba que essas são formas adequadas de responder a alguém que lhe diz obrigado (a), ok?


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Português

Desculpe ou Desculpe-me?

Português

Palavras e Expressões de Cortesia

Português

Você concluiu seu texto... é hora de revisá-lo

Últimos artigos

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.