Qual matéria está procurando ?

Português

Português

A gente ou nós?

A gente ou nós? Clique agora e descubra a resposta para mais essa dúvida da língua portuguesa.

por Luana Castro Alves Perez
As duas formas, a gente e nós, existem. Uma é considerada padrão, e a outra é sinônimo de coloquialidade As duas formas, a gente e nós, existem. Uma é considerada padrão, e a outra é sinônimo de coloquialidade

  Por trás da pergunta a gente ou nós existem alguns fatores que devem ser considerados. A questão deve ser analisada do ponto de vista gramatical e também do ponto de vista da Sociolinguística, ciência que estuda a relação entre a língua e a sociedade. Quer entender melhor essa história? O Escola Kids vai explicar agora para você.

As duas expressões, a gente e nós, estão corretas, existem na língua portuguesa e são utilizadas com frequência pelos falantes. A palavra nós, como você já deve saber, é um pronome pessoal reto que indica ideia de grupo. A palavra gente é um substantivo que também pode desempenhar a função de locução pronominal e, ao exercer essa função na frase, adquire o mesmo valor semântico do nós. O que isso quer dizer? Quer dizer que as expressões a gente e nós são sinônimas. Veja um exemplo:

Nós fomos ao cinema.

A gente foi ao cinema.

Você deve ter percebido que o sentido não foi alterado quando substituímos o pronome pessoal reto pela locução pronominal, não é mesmo? O que mudou foi a conjugação verbal. O pronome nós deverá ser utilizado com o verbo conjugado na primeira pessoa do plural, enquanto a locução a gente deverá vir acompanhada do verbo conjugado na terceira pessoa do singular, pois equivale ao pronome pessoal ela. Veja só:

Eu

Tu

Ele/ela

Nós = fomos/brincamos/falamos

Vós

Eles/elas

Eu

Tu

Ele/ela = a gente foi/a gente brinca /a gente fala

Nós

Vós

Eles/elas

Muitos estudiosos da língua consideram a forma a gente incorreta, dizendo que o melhor mesmo é optar pelo pronome nós. Mas a verdade é que boa parte dos falantes prefere o a gente ao nós, Como sabemos que os falantes são os verdadeiros donos da língua, fica difícil controlar o uso da expressão, afirmar de maneira autoritária que está errado e impedir o povo de exercer o direito de escolher como falar. Esse é o ponto de vista da Sociolinguística. Se você ficar na dúvida sobre qual dos termos empregar no seu texto escrito (na oralidade, você é quem decide), principalmente se esse texto for do estilo não literário, opte pelo pronome pessoal nós, pois ele está de acordo com a norma culta da língua, enquanto o a gente é mais coloquial, podendo ser livremente adotado na fala. Bons estudos!


Por Luana Castro
Graduada em Letras
  

Você pode se interessar também

Português

Acerca de, a cerca de ou há cerca de?

Português

Cozer ou coser?

Português

Diferenças entre a gente, agente e há gente

Português

Por tanto ou portanto?

Não encontrou o
conteúdo ou matéria
que queria?

Mande seu questionamento, dúvidas ou sugestões para a equipe do Escola Kids que está pronta pra te ajudar.

Saiba mais

Últimos artigos

Protocolo de Kyoto

Protocolo de Kyoto é um tratado internacional criado em 1997 em Kyoto, no Japão. Seu principal objetivo é estabilizar as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

Países desenvolvidos

Países desenvolvidos são nações que apresentam elevado grau de industrialização e alto desenvolvimento socioeconômico, com base em critérios como IDH e PIB.

Acordo de Paris

O Acordo de Paris representa um compromisso mundial cuja meta é não permitir que o aumento da temperatura média do planeta ultrapasse 2°C. Esse acordo foi assinado por 195 países.

Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento que foi elaborado pela ONU em resposta a todas as atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial.