Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Desculpe ou Desculpe-me?

Saiba que podemos utilizar as duas expressões: desculpe e desculpe-me, basta que usemos uma preposição na última delas. Descubra como isso se dá!

Desculpe ou desculpe-me: ambas as expressões são corretas, mas a última delas precisa estar acompanhada de uma preposição Desculpe ou desculpe-me: ambas as expressões são corretas, mas a última delas precisa estar acompanhada de uma preposição

Acreditamos que pedir desculpas faz parte de sua rotina, pois se enquadra dentre aquelas palavrinhas mágicas que devemos fazer uso constantemente. Assim, sabe qual nosso assunto hoje?

É simples: devemos dizer “desculpe” ou “desculpe-me”?

Já estava achando que ia se livrar de mais um assunto relacionado à nossa língua, não é verdade? Pois acredite que ela nos reserva grandes surpresas e temos muito a conversar, ainda.

Pois bem, observe este exemplo:

Desculpe a demora.

Fazemos uma perguntinha a você: se falássemos apenas a palavrinha “desculpe”, será que alguém entenderia perfeitamente?

Claro que não! Você se lembra daqueles verbos que precisam de complemento? Caso não, acesse o texto “Os verbos precisam de complementos: como são chamados?”.

Como pôde perceber, o verbo do qual falamos precisa de um complemento, ou seja: desculpe o quê? A demora.

Você pode falar apenas assim “desculpe a demora” (ou qualquer que seja o motivo pelo qual está pedindo desculpa). Nesse caso, o verbo se classifica como transitivo direto.

Mas saiba que também pode dizer: “desculpe-me pela demora”. Lembra-se dos verbos pronominais? Não? Ora, é só acessar o texto “Verbos pronominais”.

Temos a certeza de que você percebeu um detalhe muito importante: quando disser “desculpe-me pela demora”, necessariamente terá de fazer uso de uma preposição, que, no caso, é representada por “pela”.

Então, grave de uma vez por todas: tanto podemos dizer “desculpe...”, com o verbo atuando como transitivo direto; quanto “desculpe-me...”, com o verbo funcionado como pronominal”.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Português

Linguagem formal e linguagem informal

Português

Obrigado eu? Obrigado você?

Português

Os pronomes oblíquos e suas funções

Últimos artigos

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.

Raposa

Raposa é um nome popular usado para se referir a alguns representantes da família Canidae, a mesma família dos cães e lobos. São animais onívoros e geralmente solitários.

Aranha-armadeira

Aranha-armadeira pode ser encontrada em todo território brasileiro. Recebe essa denominação devido à posição que assume quando se sente ameaçada.