Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Palavras e Expressões de Cortesia

O uso de palavras e expressões de cortesia é muito importante, tanto na fala quanto na escrita. Torne-se conhecedor (a) delas em um só clique!

Palavras e expressões de cortesia... esse assunto lhe chama a atenção? Certamente que sim, pois faz parte do seu cotidiano. Quem não gosta de ser bem tratado (a), não é verdade? Pois bem, aquelas palavrinhas mágicas, como as representadas na imagem principal, representam essa importante virtude da qual todos nós devemos dispor.

Ficaríamos um bom tempo só falando da importância delas, mas nosso objetivo aqui é compreendê-las um pouco mais no que se refere à linguagem escrita, conhecendo acerca das características linguísticas que a elas podemos atribuir. 

Dessa forma, imagine situações corriqueiras, cotidianas, como estas que iremos descrever a partir de agora:


As expressões de cortesia são necessárias, tanto na fala quanto na escrita

Suponha que seu colega esteja impaciente, pois ele o (a) espera do lado de fora, mas você ainda não terminou de se aprontar. Não fique nervoso (a), pois sabe o que poderá dizer a ele? Observe:

Por gentileza, aguarde-me mais alguns instantes, pois já estou terminando.  

Não precisa nem dizer o quanto você foi educado (a) ao fazer uso da expressão “por gentileza”, mas queremos que você se atente, além da importância de agir dessa forma, para um detalhe muito importante:

Observou que essa expressão aparece acompanhada da vírgula? Então, saiba que ela poderia estar tanto no meio quanto no final da oração, desde que na companhia desse sinal de pontuação (vírgula), ok?

Vamos à outra situação?

Pense que você precisa da ajuda de algum (a) colega no sentido de lhe auxiliar naquela pesquisa um pouco difícil... Pensou? Você poderia se dirigir a ele (a) da seguinte forma: 

Gostaria imensamente de contar com sua ajuda na pesquisa que tenho de fazer, pois estou com dificuldade.  

Percebeu o tempo verbal? Ah! Sim! Esse tempo, expresso no futuro do pretérito do modo indicativo, tem a finalidade de deixar suave a mensagem que você expressou, demonstrando o quanto é educado (a). Já pensou o quanto seria desagradável se o discurso tivesse aquele tom mandão? Ou seja: Venha depressa, já, auxiliar-me na pesquisa.

Saiba que outra forma de gentilmente fazer um pedido é utilizar o verbo querer, conjugado no presente do modo subjuntivo, pois em vez de expressar uma ordem, indica um desejo, uma vontade de que algo possa se realizar. Vamos ver o exemplo acima, reestruturado?

Queira me auxiliar na pesquisa, pois estou com dificuldade.

Na oralidade é claro que você já as conhecia, mas agora, na escrita, já se tornou craque no assunto, não é verdade?


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

As palavras e expressões de cortesia devem fazer parte do nosso dia a dia, tanto na fala quanto na escrita As palavras e expressões de cortesia devem fazer parte do nosso dia a dia, tanto na fala quanto na escrita
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Conhecendo os principais elementos da comunicação

Português

Desculpe ou Desculpe-me?

Português

Funções da linguagem

Português

Linguagem formal e linguagem informal

Últimos artigos

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.