Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Índice de Indeterminação do Sujeito

Descubra como reconhecer o Índice de Indeterminação do Sujeito. Clique aqui!

O  Índice de Indeterminação do Sujeito é indicado pelo tipo de verbo, entretanto, a pergunta permanece: quem é o sujeito? O Índice de Indeterminação do Sujeito é indicado pelo tipo de verbo, entretanto, a pergunta permanece: quem é o sujeito?

A partícula “se” possui várias funções dentro da língua portuguesa, entretanto, hoje, será destacado somente seu papel como Índice de Indeterminação do Sujeito. Mas antes de conhecer as características dessa função, é necessário revisar a definição de sujeito e de sujeito indeterminado. Veja a seguir:

A oração (enunciado organizado a partir de um verbo ou de uma locução verbal) divide-se em Sujeito (palavra ou conjunto de palavras a respeito de quem se declara algo) e Predicado (tudo aquilo que é dito sobre o sujeito), por isso esses termos são considerados essenciais à oração, já que compõem sua estrutura básica.

O sujeito pode vir expresso na oração (determinado), pode não aparecer (oração sem sujeito) ou pode estar presente na oração de “forma escondida” (implícita), caracterizando o sujeito indeterminado, já que não pode ser determinado pela oração, somente pelo contexto (situação). Acompanhe os exemplos:

  1. Bateram no dono do supermercado.
  2. Entraram atrasados.
  3. Precisa-se de atendentes.
  4. Trata-se de situações delicadas.
  5. Estão exigindo o seu pronunciamento.

Perceba que em todos os exemplos o sujeito está “escondido”, isso acontece quando não se quer ou não se pode determiná-lo. Alguém pode pensar: mas como saber quando o sujeito está indeterminado? Tranquilize-se, é bem simples.

  • A primeira característica já foi mencionada, quando o sujeito não está determinado, ou seja, quando esse não aparece na oração;
  • Gramaticalmente, o sujeito indeterminado é marcado pela presença do verbo na 3ª pessoa do plural, mas, cuidado, o verbo precisa estar na 3ª pessoa do plural sem sujeito expresso na oração. Veja os exemplos:
  1. Prenderam a quadrilha.
  2. Os policiais prenderam a quadrinha.

Nos dois exemplos, os verbos estão na terceira pessoa do plural, não é mesmo? Entretanto, somente o exemplo 1 é de sujeito indeterminado, pois somente o contexto (situação) pode expressar o agente da ação. Já no exemplo 2, embora o verbo esteja na 3ª pessoa do plural, não pode ser considerado indeterminado, por possuir sujeito definido (Os policiais).

  • O sujeito também será indeterminado quando os verbos intransitivos, transitivos indiretos e de ligação forem usados ao lado da partícula “se”. Nesse caso, essa partícula terá a função sintática de Índice de Indeterminação do Sujeito. A seguir, uma rápida revisão sobre os verbos citados:
  • Verbo Intransitivo (V.I): verbo que não precisa de complemento, pois já possui sentido completo.

A chuva chegará mais cedo esse ano.

  • Verbo transitivo indireto (V.T.I): precisa de complemento (objeto indireto) e este vem com preposição.

Eu preciso muito de você.

  • Verbo de ligação (V.L): compõe o predicado nominal ou verbo-nominal e serve de ligação entre o sujeito e o predicativo do sujeito.

A casa é aconchegante.

Acompanhe os exemplos que indicam que a partícula “se” é Índice de Indeterminação do Sujeito:

Vive-se bem em Goiás.

Precisa-se de vendedores.

Era-se feliz.

Atenção! Maneiras práticas para reconhecer o Índice de Indeterminação do Sujeito:

  1. Quando o “se” for Índice de Indeterminação do Sujeito, o verbo ficará sempre na 3ª pessoa do singular;
  2. A partícula “se” só recebe essa classificação se os verbos forem intransitivos, transitivos indiretos e de ligação;
  3. Não haverá flexão verbal, ou seja, o verbo não terá de fazer concordância com o sujeito pelo simples fato de que não há sujeito determinado, ou seja, o sujeito não aparece, então, não há como concordar com ele.

Então, no momento de reconhecer a função do “se” como Índice de Indeterminação do Sujeito, não se esqueça de analisar o tipo de verbo que o está acompanhando e se na oração não há sujeito.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por Rodolfo F. Alves Pena

Você pode se interessar também

Português

Características do predicado

Português

Sujeito e predicado

Português

Tipos de sujeito

Português

Verbos que precisam de complementos

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.