Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Gênero de algumas palavras

O gênero de algumas palavras está relacionado à forma masculina e à forma feminina.

O gênero de algumas palavras é determinado pelas formas: feminina e masculina O gênero de algumas palavras é determinado pelas formas: feminina e masculina

Ao falarmos em gênero de algumas palavras, é bom sabermos que essas palavras dizem respeito aos substantivos, dos quais já temos conhecimento. Se, porventura, alguma dúvida insistir em aparecer, que tal relembrarmos sua função? Para isso é só acessar o texto “Substantivos”. Ao revê-los, constatamos que eles possuem várias flexões, entre elas, a de gênero, determinada pelo masculino e feminino. Não se lembra? Pois bem, acesse novamente o texto “Gênero do substantivo”.

Agora que já relembramos o assunto, vamos abordar o ponto central de nossa discussão: o gênero de algumas palavras da Língua Portuguesa que, por muitos motivos, provoca dúvidas em boa parte das pessoas, pois elas não sabem qual das formas utilizar: se a forma feminina ou se a forma masculina. Então, para que não tenhamos mais nenhuma dúvida em relação a esse fato, vejamos alguns casos, considerados os mais comuns:

* Dizemos o alface ou a alface?

“A alface”, é claro, pois se trata de uma palavra feminina.

* O chinelo ou a chinela?

Podemos considerar as duas formas como corretas, porém a que mais utilizamos é “o chinelo”.

* O guaraná ou a guaraná?

“Guaraná” é uma palavra masculina, portanto, o correto é dizermos “o guaraná”.

* O musse ou a musse?

Dois conhecidos dicionários, o Aurélio e o Houaiss, consideram como correta a forma feminina. Portanto, é melhor dizermos “a musse”.

* O omelete ou a omelete?

Em se tratando deste caso, é bom sabermos que o dicionário Aurélio considera como correta a forma feminina (a omelete). Contudo, o VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) e o Houaiss dizem que se trata de um substantivo comum de dois gêneros (fazemos a distinção das duas formas somente pelo uso do artigo). Em virtude disso, conclui-se que as duas formas são consideradas corretas, ou seja: “o omelete ou a omelete”.

* O dó ou a dó?

Isso mesmo, quando sentimos dó de algo ou de alguém, sabe? Por mais que pareça estranho, o correto é usarmos a forma masculina, isto é: “o dó”.

Percebeu o quanto a nossa língua nos reserva algumas surpresas que nem esperávamos encontrar? É assim: quanto mais nos tornamos conhecedores, mais temos condições de falar e escrever corretamente.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Português

Gênero do substantivo

Português

Substantivos

Português

Você concluiu seu texto... é hora de revisá-lo

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.