Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Gênero de algumas palavras

O gênero de algumas palavras está relacionado à forma masculina e à forma feminina.

O gênero de algumas palavras é determinado pelas formas: feminina e masculina O gênero de algumas palavras é determinado pelas formas: feminina e masculina

Ao falarmos em gênero de algumas palavras, é bom sabermos que essas palavras dizem respeito aos substantivos, dos quais já temos conhecimento. Se, porventura, alguma dúvida insistir em aparecer, que tal relembrarmos sua função? Para isso é só acessar o texto “Substantivos”. Ao revê-los, constatamos que eles possuem várias flexões, entre elas, a de gênero, determinada pelo masculino e feminino. Não se lembra? Pois bem, acesse novamente o texto “Gênero do substantivo”.

Agora que já relembramos o assunto, vamos abordar o ponto central de nossa discussão: o gênero de algumas palavras da Língua Portuguesa que, por muitos motivos, provoca dúvidas em boa parte das pessoas, pois elas não sabem qual das formas utilizar: se a forma feminina ou se a forma masculina. Então, para que não tenhamos mais nenhuma dúvida em relação a esse fato, vejamos alguns casos, considerados os mais comuns:

* Dizemos o alface ou a alface?

“A alface”, é claro, pois se trata de uma palavra feminina.

* O chinelo ou a chinela?

Podemos considerar as duas formas como corretas, porém a que mais utilizamos é “o chinelo”.

* O guaraná ou a guaraná?

“Guaraná” é uma palavra masculina, portanto, o correto é dizermos “o guaraná”.

* O musse ou a musse?

Dois conhecidos dicionários, o Aurélio e o Houaiss, consideram como correta a forma feminina. Portanto, é melhor dizermos “a musse”.

* O omelete ou a omelete?

Em se tratando deste caso, é bom sabermos que o dicionário Aurélio considera como correta a forma feminina (a omelete). Contudo, o VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) e o Houaiss dizem que se trata de um substantivo comum de dois gêneros (fazemos a distinção das duas formas somente pelo uso do artigo). Em virtude disso, conclui-se que as duas formas são consideradas corretas, ou seja: “o omelete ou a omelete”.

* O dó ou a dó?

Isso mesmo, quando sentimos dó de algo ou de alguém, sabe? Por mais que pareça estranho, o correto é usarmos a forma masculina, isto é: “o dó”.

Percebeu o quanto a nossa língua nos reserva algumas surpresas que nem esperávamos encontrar? É assim: quanto mais nos tornamos conhecedores, mais temos condições de falar e escrever corretamente.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Português

Gênero do substantivo

Português

Substantivos

Português

Você concluiu seu texto... é hora de revisá-lo

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.