Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Empregando corretamente algumas palavras

Descubra aqui elementos importantíssimos que facilitarão seu entendimento!

A ortografia das palavras está relacionada ao significado expresso por elas A ortografia das palavras está relacionada ao significado expresso por elas

Na Língua Portuguesa, há inúmeras palavras que apresentam semelhanças, tanto no som quanto na grafia. Em virtude desse aspecto, várias dúvidas surgem no momento da escrita, mas o fato é que o significado que elas expressam influencia totalmente na maneira pela qual são grafadas. Para que possamos compreender melhor, observaremos alguns exemplos:

Temos o “jogo”, que representa um substantivo e possui um significado específico, como também, temos o “jogo” que representa uma forma verbal (primeira pessoa do presente do indicativo do verbo “jogar”). Perceba que nesse caso a única diferença é exatamente o som produzido pela vogal “o”, uma vez que enquanto substantivo o som é fechado (ô), e enquanto verbo é aberto (ó).

Agora que já conhecemos um pouquinho como ocorre esse fato vamos aprofundar nossos estudos sobre as palavras (para) “trás”, “traz” e “atrás”, que também possuem pontos em comum, embora com significados diferentes.
 



 

Então, fiquemos bem atentos às orações demonstradas abaixo:

Ana, pegue o livro que está atrás da mochila.
Rex, para trás! Seu lugar é no quintal.


Percebemos que na primeira oração, o termo “atrás” se refere ao lugar em que se encontra o livro. Já na segunda, o emissor (a pessoa que fala/escreve) ordena para que o cãozinho não se aproxime, pois ela quer que ele volte para trás, que também indica um lugar.

E como sabemos, por representar esse sentido, ambos os termos classificam-se como advérbios de lugar. Assim, quando formos utilizá-los, não teremos mais dúvidas quanto ao modo como são grafados, não é mesmo?

Mas afinal, e este outro exemplo?

Todos os dias o professor traz textos sensacionais para discutirmos.

Aqui, o termo sublinhado relaciona-se a uma forma verbal (representada pela terceira pessoa do presente do indicativo do verbo trazer).

Percebeu que cada um dos termos que estudamos possuem sentidos diferentes e também integram diferentes classes gramaticais (dois como verbos e um como advérbio)?

Diante de tudo que aprendemos, certamente nos tornamos verdadeiros craques nesse assunto e não erraremos nunca mais.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Aprendendo a usar corretamente alguns termos

Português

Diferenças entre comprimento e cumprimento

Português

História ou estória?

Português

Há ou a?

Últimos artigos

Cubo

Também conhecido como hexaedro regular, o cubo é um sólido geométrico que possui seis faces, todas elas sendo quadrados com mesma medida de lados.

Conto fantástico

O conto fantástico é uma pequena narrativa que apresenta fatos ou personagens sobrenaturais e absurdos. No conto fantástico, ocorrem coisas que contrariam a razão.

Conflitos entre Israel e Palestina

Os conflitos entre Israel e Palestina se deram pela disputa do território da Palestina, sobretudo a partir de 1948, mas também pela luta dos palestinos por sua autodeterminação.

Reforma Protestante

A Reforma Protestante, iniciada em 1517, deu origem a novas doutrinas cristãs no continente europeu. O grande reformador foi o monge alemão Martinho Lutero.