Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Diferenças entre comprimento e cumprimento

Comprimento ou cumprimento? Conheça as diferenças e os modos de uso!

Comprimento e cumprimento: Veja quando usar! Comprimento e cumprimento: Veja quando usar!

Algumas dúvidas são frequentes quando o assunto é a Língua Portuguesa. Até dizem que nossa língua é difícil, que existem muitas regras e também muitas exceções, o que a tornaria ainda mais complicada. Mas, pensemos bem: imagine se as regras não existissem? Seria uma completa bagunça, cada um falaria e escreveria de acordo com a própria vontade. Então, se você quer ser compreendido, conhecer algumas regras é muito importante.

Você já se deu conta de que existe uma grande diferença entre os vocábulos comprimento e cumprimento? Por que, então, quase não distinguimos as duas palavras? Você já deve ter notado que muitas vezes trocamos algumas letras, isso acontece bastante com as vogais o e u, mas essa “confusão” não deve acontecer na escrita. As vogais o e u são diferentes grafemas e possuem sons diferentes - o que, na gramática, chamamos de fonema. Então, nada mais apropriado do que fazer o uso correto dessas letras.

Comprimento e cumprimento têm significados diferentes. Usamos comprimento quando queremos fazer referência ao tamanho, extensão ou dimensão das coisas. Observe os exemplos:

A costureira mediu o comprimento da barra da calça.

A régua tem o comprimento de trinta centímetros.

Já a palavra cumprimento adquire outra função e é utilizada quando queremos saudar alguém. Também pode ser empregada quando queremos dizer que cumprimos algo, ou seja, executamos alguma tarefa, cumprimos algum acordo. Veja os exemplos:

Antes de partirem para a lua de mel, o casal recebeu os cumprimentos dos convidados.

Depois de muitas negociações, o acordo entre os dois países foi cumprido.

Percebeu a diferença? Agora que você conhece o uso correto de cada termo, já pode cumprir com as regras gramaticais.


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Empregando corretamente algumas palavras

Últimos artigos

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.