Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Diferenças entre comprimento e cumprimento

Comprimento ou cumprimento? Conheça as diferenças e os modos de uso!

Algumas dúvidas são frequentes quando o assunto é a Língua Portuguesa. Até dizem que nossa língua é difícil, que existem muitas regras e também muitas exceções, o que a tornaria ainda mais complicada. Mas, pensemos bem: imagine se as regras não existissem? Seria uma completa bagunça, cada um falaria e escreveria de acordo com a própria vontade. Então, se você quer ser compreendido, conhecer algumas regras é muito importante.

Você já se deu conta de que existe uma grande diferença entre os vocábulos comprimento e cumprimento? Por que, então, quase não distinguimos as duas palavras? Você já deve ter notado que muitas vezes trocamos algumas letras, isso acontece bastante com as vogais o e u, mas essa “confusão” não deve acontecer na escrita. As vogais o e u são diferentes grafemas e possuem sons diferentes - o que, na gramática, chamamos de fonema. Então, nada mais apropriado do que fazer o uso correto dessas letras.

Comprimento e cumprimento têm significados diferentes. Usamos comprimento quando queremos fazer referência ao tamanho, extensão ou dimensão das coisas. Observe os exemplos:

A costureira mediu o comprimento da barra da calça.

A régua tem o comprimento de trinta centímetros.

Já a palavra cumprimento adquire outra função e é utilizada quando queremos saudar alguém. Também pode ser empregada quando queremos dizer que cumprimos algo, ou seja, executamos alguma tarefa, cumprimos algum acordo. Veja os exemplos:

Antes de partirem para a lua de mel, o casal recebeu os cumprimentos dos convidados.

Depois de muitas negociações, o acordo entre os dois países foi cumprido.

Percebeu a diferença? Agora que você conhece o uso correto de cada termo, já pode cumprir com as regras gramaticais.


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Comprimento e cumprimento: Veja quando usar! Comprimento e cumprimento: Veja quando usar!
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Empregando corretamente algumas palavras

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.