Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Diferenças entre comprimento e cumprimento

Comprimento ou cumprimento? Conheça as diferenças e os modos de uso!

Algumas dúvidas são frequentes quando o assunto é a Língua Portuguesa. Até dizem que nossa língua é difícil, que existem muitas regras e também muitas exceções, o que a tornaria ainda mais complicada. Mas, pensemos bem: imagine se as regras não existissem? Seria uma completa bagunça, cada um falaria e escreveria de acordo com a própria vontade. Então, se você quer ser compreendido, conhecer algumas regras é muito importante.

Você já se deu conta de que existe uma grande diferença entre os vocábulos comprimento e cumprimento? Por que, então, quase não distinguimos as duas palavras? Você já deve ter notado que muitas vezes trocamos algumas letras, isso acontece bastante com as vogais o e u, mas essa “confusão” não deve acontecer na escrita. As vogais o e u são diferentes grafemas e possuem sons diferentes - o que, na gramática, chamamos de fonema. Então, nada mais apropriado do que fazer o uso correto dessas letras.

Comprimento e cumprimento têm significados diferentes. Usamos comprimento quando queremos fazer referência ao tamanho, extensão ou dimensão das coisas. Observe os exemplos:

A costureira mediu o comprimento da barra da calça.

A régua tem o comprimento de trinta centímetros.

Já a palavra cumprimento adquire outra função e é utilizada quando queremos saudar alguém. Também pode ser empregada quando queremos dizer que cumprimos algo, ou seja, executamos alguma tarefa, cumprimos algum acordo. Veja os exemplos:

Antes de partirem para a lua de mel, o casal recebeu os cumprimentos dos convidados.

Depois de muitas negociações, o acordo entre os dois países foi cumprido.

Percebeu a diferença? Agora que você conhece o uso correto de cada termo, já pode cumprir com as regras gramaticais.


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Comprimento e cumprimento: Veja quando usar! Comprimento e cumprimento: Veja quando usar!
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Empregando corretamente algumas palavras

Últimos artigos

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.

Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte foi um dos grandes nomes da história francesa, sendo um general que expandiu os ideais da Revolução Francesa pelo continente europeu.