Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Há ou a?

Realize aqui mais uma descoberta! Para isso, é só clicar!

A utilização correta relaciona-se ao sentido que possuem A utilização correta relaciona-se ao sentido que possuem

Estamos diante de duas palavrinhas idênticas quanto ao som, não é verdade? Iguais porque a letra “h”, quando pronunciada, não representa nenhum valor, em se tratando desse aspecto. Mas e quanto à grafia? Sabemos que não são idênticas. Mas e quanto ao significado?

Este fato ocorre com muitas e muitas palavras na Língua Portuguesa que, apesar de possuírem semelhanças, tanto no som quanto na grafia, apresentam significados diferentes. Dessa forma, para que possamos utilizá-las de maneira correta, precisamos estar cientes desse detalhe.

Mas não se preocupe, aprenderemos num instante quais são as características referentes às expressões “há” e “a”. Consequentemente, nos tornaremos craques nesse assunto. Assim sendo, vamos juntos nesta imperdível missão?

O “há”, que representa a terceira pessoa do verbo haver, somente é utilizado no sentido de indicarmos um tempo que já passou. Assim como nos demonstra o exemplo a seguir:


Há poucos dias estávamos na praia.    


Percebemos que se trata de um fato que já ocorreu.


Agora, perceba este outro exemplo:


Daqui a dois meses será meu aniversário.   


Diferentemente da ideia que expressamos no outro exemplo, neste aqui estamos nos referindo a algo que ainda irá acontecer, até porque o próprio verbo nos revela tudo isso, pois se encontra no tempo futuro.
Então, sempre que seu objetivo for este, utilize o “a”. Agindo assim, certamente que acertará sempre!!!

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Português

Empregando corretamente algumas palavras

Português

Jeito ou geito?

Português

Quando usamos a letra h

Últimos artigos

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.

Bicho-papão

Bicho-papão é uma lenda presente no folclore brasileiro que fala de um monstro que sequestra e devora crianças desobedientes. Foi influência portuguesa em nossa cultura.

Queda da Bastilha

A queda da Bastilha foi um acontecimento marcante que se passou em 14 de julho de 1789, marcando o início da Revolução Francesa.