Qual matéria está procurando ?

Português

Português

História ou estória?

Como se escreve? História ou estória? Aprenda o jeito certo!

por Luana Castro Alves Perez
Graças à padronização do sistema gráfico, as diferenças de significado entre as palavras história e estória foram eliminadas Graças à padronização do sistema gráfico, as diferenças de significado entre as palavras história e estória foram eliminadas

Algumas palavras da língua portuguesa são responsáveis por dúvidas frequentes, mas duas delas apresentam um aspecto curioso e, por isso, nem sempre sabemos como empregá-las corretamente: história e estória. Você sabe a diferença existente entre elas? Qual a forma correta? História ou estória?

Pois bem, as duas grafias existem e antigamente havia uma diferença significativa entre elas. A palavra estória é muito antiga na língua portuguesa, acredita-se que tenha surgido no século XIII. Empregava-se a forma estória quando a intenção era se referir às narrativas populares ou tradicionais não verdadeiras, ou seja, ficcionais. Já a palavra história era utilizada em outro contexto, quando a intenção era se referir à História como ciência, ou seja, a história factual, baseada em acontecimentos reais.

A palavra estória é considerada um tipo de arcaísmo, isto é, aquelas palavras que, por serem muito antigas, quase não usamos mais. Ela era utilizada quando ainda não havia uma grafia uniformizada para as nossas palavras, mas, em 1943, com a vigência do nosso sistema gráfico, a Academia Brasileira de Letras entendeu que não deveria mais haver diferenças entre história e estória e que a palavra história deveria ser empregada em qualquer situação, seja para nomear narrativas ficcionais ou reais. Observe os exemplos:

A mãe contou uma história para o filho dormir.

Os amigos adoram contar histórias de pescador.

(Antigamente, a forma correta a ser empregada nos exemplos era estória).

Os alunos irão aprender sobre a história da Língua Portuguesa.

A turma ouviu atenta a história da vida de Machado de Assis.

Viu só? Agora que você já sabe qual é a maneira correta, não precisa mais ficar na dúvida, pode usar história com h em qualquer situação!


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Você pode se interessar também

Português

Aprendendo a usar corretamente alguns termos

Português

Aprendendo a escrever corretamente

História

O moderno conceito de História

Português

Empregando corretamente algumas palavras

Não encontrou o
conteúdo ou matéria
que queria?

Mande seu questionamento, dúvidas ou sugestões para a equipe do Escola Kids que está pronta pra te ajudar.

Saiba mais

Últimos artigos

Acentuação gráfica

As regras de acentuação gráfica são fundamentais não apenas para a escrita correta das palavras, mas também para sua pronúncia.

Diferenças entre mitose e meiose

As diferenças entre mitose e meiose são muitas, mas podemos destacar o número de células-filhas e a quantidade de material genético nas células.

Tragédia em Brumadinho

A tragédia em Brumadinho ocorreu em decorrência do rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração pertencente à Vale. Casas foram destruídas e muitas pessoas morreram.

Francisco Franco

Francisco Franco foi um general espanhol que liderou um golpe contra o governo republicano da Espanha. Implantou uma ditadura que se estendeu por quase quatro décadas.