Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Diferenças entre pronome relativo e conjunção integrante

Não deixe de conhecer as diferenças que há entre o pronome relativo e a conjunção integrante, sabe como? Em apenas um clique, simples, não?

Entre o pronome relativo e a conjunção integrante há diferenças Entre o pronome relativo e a conjunção integrante há diferenças

Para que você possa compreender de forma significativa sobre o assunto desse nosso encontro, torna-se necessário retomar alguns conceitos, expressos por meio do texto “Orações subordinadas substantivas”.

Como você pôde constatar, as orações subordinadas substantivas são aquelas introduzidas pelas conjunções integrantes “que” e “se”, não é mesmo?

Pois bem, o que nos interessa agora é descobrir quando a palavrinha “que” representa essa conjunção e quando ela atua como pronome relativo. Ora, você acha que é um pouco difícil, por se tratar do mesmo termo?

Saiba que não, pois por meio do primeiro exemplo, já aprenderemos. Vamos a ele:

Desejo que você obtenha um bom resultado nas avaliações.

Você percebeu que lá ela se encontra: a palavra “que”. Mas ainda não sabe como ela se classifica, concorda?

Experimente fazer uma perguntinha ao verbo desejar, ou seja: O que desejo?  Que você obtenha um bom resultado nas avaliações. Portanto, trata-se de uma conjunção integrante, visto que introduz uma oração subordinada substantiva objetiva direta.

Vejamos outro exemplo:

Os garotos que obtiveram um bom resultado na competição foram premiados.

Perguntamos a você: Você concorda que o termo que faz parte de nosso estudo agora substitui o substantivo “garotos”? Claro que sim. Dessa forma, ele se classifica como pronome relativo, ok?


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Como usar os pronomes relativos?

Português

Conceito de frase, oração e período

Português

Orações subordinadas substantivas

Português

Pronomes relativos

Últimos artigos

Aspas

As aspas são sinais gráficos usados para destacar palavras ou expressões. São muito comuns para marcar a mudança da fala ou para indicar expressões que precisam de destaque.

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.