Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Verbos abundantes

Descubra uma das muitas surpresas que a gramática reserva para você!

Verbos abundantes são aqueles que podem ser expressos de duas formas Verbos abundantes são aqueles que podem ser expressos de duas formas

Para que possamos entender melhor o assunto do qual iremos tratar, faremos uma “visitinha” ao dicionário para descobrirmos o significado da palavra abundância:

Opa! Encontramos. Por isso, vamos a ele:

s.f. 1. Fartura, grande quantidade; 2. Excesso, exagero.

Pronto! Era exatamente o que faltava para sabermos o porquê de os verbos receberem essa denominação – abundantes. Eles são assim chamados pelo fato de haver mais de uma forma de expressá-los. Analise os exemplos a seguir que rapidamente matará a charada:

As pipas foram soltas.




As pipas foram soltadas.

Percebeu que tanto faz dizermos soltadas, como soltas? Pois bem, assim como o verbo soltar, há muitos outros verbos que podem ser expressos de duas formas. Assim, é bom aprendermos que essas formas são representadas pelo particípio regular e pelo particípio irregular, sendo que “particípio” significa passado, cujas terminações sempre terminam em “-ADO” e “-IDO”, como por exemplo: estudado, lido, entre outros.


Vamos conhecê-los melhor?






Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Classificação dos verbos

Português

Estruturas dos verbos

Português

O que são verbos unipessoais?

Português

Verbos anômalos

Últimos artigos

Epiglote

Epiglote é uma estrutura cartilaginosa que atua como uma válvula. Essa válvula se fecha durante o ato de engolir, impedindo que o alimento entre na via respiratória.

Héstia

Héstia era uma divindade presente nos mitos gregos, considerada a personificação da lareira. Era a deusa do lar, da hospitalidade e da vida doméstica.

Papiro

Papiro é uma planta aquática que era encontrada ao longo do rio Nilo e utilizada para a fabricação de uma superfície para registro de textos.

Hades

Hades era um dos deuses mais tradicionais de toda a mitologia grega, conhecido como senhor do submundo, local para onde iam as almas dos mortos para os gregos.