Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Análise sintática e morfológica

Conheça as características da análise sintática e morfológica.

A análise morfológica estuda as dez classes gramaticais, e a sintática, a função de cada uma na oração A análise morfológica estuda as dez classes gramaticais, e a sintática, a função de cada uma na oração

Na Língua Portuguesa, as palavras podem ser analisadas isoladamente ou dentro da oração. A análise que considera somente a palavra é chamada de análise morfológica, e a que analisa a palavra relacionada a outras dentro da oração é a sintática.

Na análise morfológica, as classes gramaticais (substantivo, verbo, advérbio, pronome, numeral, preposição, conjunção, interjeição, artigo e adjetivo) são colocadas em evidência. Portanto, cada palavra será analisada como se fosse única. Nesse momento, não há interesse na função que a palavra exerce dentro da oração. Veja o exemplo:

Júlia quebrou a carteira.

Júlia: substantivo

Quebrou: verbo

A: artigo

Carteira: substantivo

  • Perceba que, na análise morfológica, é como se cada palavra fosse recortada da oração, pois, o interesse, nesse caso, é encontrar a classe gramatical.

Na análise sintática, a palavra não é estudada de forma isolada, pois ela mantém relação com outras palavras. Por isso, sintaticamente, as palavras passam a exercer uma função na oração. Vamos analisar as mesmas palavras do exemplo, só que agora buscaremos a função, ou seja, o papel desempenhado por cada uma dentro da oração.

Júlia: Sujeito

Quebrou - Verbo transitivo direto

A cadeira: objeto direto

A: adjunto adnominal

Cadeira: núcleo do objeto direto

Percebeu a diferença? Quando a análise é morfológica, recorra às 10 classes gramaticais, entretanto, se a análise é sintática, busque descobrir qual é o papel que as palavras desempenham dentro da oração. A seguir, acompanhe as 10 classes gramaticais e suas funções sintáticas.

1 - Substantivo: núcleo do sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, agente da passiva, complemento nominal e aposto;

Atenção: O substantivo também pode exercer as funções de adjunto adnominal e de adjunto adverbial. Nesses casos, aparecem em locuções adjetivas ou adverbiais.

2 - Adjetivo: Núcleo do predicativo e do adjunto adnominal;

3 - Artigo: adjunto adnominal;

4 - Pronome adjetivo: adjunto adnominal;

5 - Pronome substantivo: exerce as mesmas funções do substantivo;

6 - Numeral: adjunto adnominal;

7 - Verbo: núcleo do predicado verbal e do predicado verbo-nominal;

  • Atenção: No predicado nominal, o verbo de ligação não é núcleo funcionando como ponte entre o sujeito e o predicativo do sujeito.

8 - Advérbio: núcleo do adjunto adverbial;

9 - Preposição: Conectivo (elemento de ligação);

10 - Conjunção: conectivo (elemento de ligação);

11 - Interjeição: não possui função sintática.

Quando a análise sintática é feita junto à morfológica, ela recebe o nome de Análise Morfossintática.


Por Mayra Pavan
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Palavras irmãs: Conheça as palavras cognatas!

Últimos artigos

Grau dos adjetivos

O grau dos adjetivos serve para indicar o quão forte é a característica de algo ou alguém, que pode ser muito intensa (grau superlativo) ou comparada (grau comparativo) a outra.

Guerra da Independência do Brasil

A Guerra da Independência do Brasil foi um conflito armado que consolidou a separação do Brasil de Portugal, transformando-o em nação independente entre 1822 e 1824.

Odin

Odin é uma divindade presente na religiosidade nórdica e germânica, sendo conhecido como o Pai de Todos e considerado um deus guerreiro e mágico.

7 maravilhas do mundo moderno

As 7 maravilhas do mundo moderno são sete construções feitas pelo ser humano ao longo da história e que são consideradas símbolos da diversidade e da engenhosidade humana.