Predicativo do sujeito

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Predicativo do sujeito O predicativo do sujeito se define por aquele termo que atribui ao sujeito uma característica por meio de um verbo de ligação
Por Vânia Duarte
PUBLICIDADE

Para que você possa compreender perfeitamente o assunto que iremos tratar a partir de agora, convido-o (a) a retomar alguns conhecimentos retratados por meio dos textosConhecendo um pouco mais as características do predicado” e “Verbos de ligação”.

Dando continuidade ao nosso aprendizado, um aspecto considerado senão o mais importante, em se tratando do predicativo do sujeito, diz respeito à predicação do verbo, ou seja, ele somente ocorre com verbos de ligação, isto é, aqueles que indicam o estado de ser do sujeito. Assim, observando os exemplos que seguem, temos:

O predicativo do sujeito atribui ao sujeito uma característica

O predicativo do sujeito atribui ao sujeito uma característica

A garota é bela.

Mamãe está contente.

O professor ficou furioso.

Os alunos permaneceram calados. 

Em todos os exemplos constatamos a presença do sujeito, representado pelo elemento que se encontra sublinhado, bem como constatamos os termos que têm a função de qualificar esse sujeito, os quais se encontram destacados na cor diferente, uma vez representados por: bela, contente, furioso e calados.

Voltando a recordar o que já aprendemos, cabe afirmar que todos eles se caracterizam como adjetivos, os quais pertencem às dez classes gramaticais. Portanto, trata-se do predicativo do sujeito, que nada mais é do que o elemento que liga o sujeito a uma qualificação (característica) por intermédio de um verbo de ligação.

Reafirmando, temos que o predicativo do sujeito somente ocorre com verbos de ligação e qualifica-se como o termo que atribui uma característica ao sujeito.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Avaliação

-

    Escola Kids