Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Morfossintaxe do substantivo

Que tal ampliar ainda mais seus conhecimentos sobre mais uma novidade que a língua nos reserva? Então clique e confira um pouco mais sobre a morfossintaxe do su

O substantivo ocupa distintas funções dentro de uma oração. O substantivo ocupa distintas funções dentro de uma oração.

 

Morfossintaxe... Essa palavrinha, porventura o(a) remete a alguma noção? Pode até ser que você já tenha se esquecido, digamos assim, de alguns detalhes... Contudo, não custa nada relembrá-los, não é mesmo? Pois bem, vamos ao texto Morfossintaxe

O que lá encontramos diz respeito a nada mais nada menos que o fato de um determinado vocábulo ser analisado de acordo com a classe gramatical a que pertence (morfologia), como também ser analisado de acordo com a função que desempenha dentro de uma oração (sintaxe). Assim, temos que esses dois aspectos, quando manifestados de forma simultânea (junta), faz com que a ocorrência sobre a qual falamos, prevaleça, sobretudo de forma adequada.  

Dessa forma, ao fazermos referência à morfossintaxe do substantivo, significa afirmarmos que ele poderá, de acordo com a situação em que se encontra empregado na oração, assumir distintas funções – das quais também já temos conhecimento. Ora, tente lembrar-se do objeto direto, complemento nominal, sujeito, predicativo do sujeito, adjunto adverbial, entre tantos outros. Assim, vamos analisar algumas situações nas quais podemos constatar esse fato? Observe atentamente:


O substantivo pode assumir diferentes funções dentro de uma oração

# Sujeito

A garota é linda.

Temos o sujeito – a garota, e o núcleo desse sujeito = garota – substantivo.

# Predicativo do sujeito

Ela é boa menina.

Menina = substantivo = predicativo do sujeito

# Objeto indireto

Precisamos de amor.

Amor = substantivo = objeto indireto

# Complemento nominal

Temos necessidade de amor.

Amor = substantivo = complemento nominal

# Agente da passiva

Fomos surpreendidos pelos visitantes.

Visitantes = substantivo = agente da passiva

# Vocativo

Alunos, façam a pesquisa.

 Alunos = substantivo = vocativo

# Adjunto adverbial

Fomos dar um passeio no shopping.

Shopping = substantivo = adjunto adverbial de lugar

# Aposto

A Beatriz, aluna, obteve a melhor nota da sala.

Aluna = substantivo = aposto

# Objeto direto

Lemos os livros.

Livros = substantivo = objeto direto

Como você pôde perceber, são muitas as funções, não é verdade? Dessa forma, saiba que não ocorre somente com o substantivo, mas com muitos outros casos que representam as dez classes gramaticais, ok? 

 


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Classes gramaticais

Português

Diferença entre Classe e Função

Português

Divisões da gramática

Português

Morfossintaxe

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.