Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Palavras irmãs: Conheça as palavras cognatas!

Elas nasceram juntas e são muito parecidas na forma e no conteúdo. Você sabe de quem estamos falando? Conheça as palavras cognatas!

As palavras cognatas podem ser chamadas de “palavras irmãs”, pois são parecidas morfológica e semanticamente, ou seja, na forma e no conteúdo As palavras cognatas podem ser chamadas de “palavras irmãs”, pois são parecidas morfológica e semanticamente, ou seja, na forma e no conteúdo

Elas são parecidas, nasceram juntas, apresentam formas semelhantes e significado também. Você sabe de quem estamos falando? Estamos falando das palavras cognatas. Mas você já ouviu essa expressão antes? Afinal, o que são essas tais palavras cognatas? Vamos analisar com cuidado o significado da palavra cognata e descobrir algumas pistas.

Cognata vem do latim cognatus, uma língua antiga que deu origem ao nosso idioma, e significa parentesco, semelhança, ligação. Portanto, podemos dizer que a expressão “palavras cognatas” diz respeito às palavras que nasceram juntas e que, por isso, apresentam muitas coisas em comum.

Quer ver só como você já sabe o que são “palavras irmãs”? Veja alguns exemplos de palavras cognatas:

Ferro, ferreiro, ferragem, ferrugem

Pedra, pedreiro, pedraria, pedrinha

Dente, dentadura, dental, dentinho

Viu só? As palavras que você viu no exemplo derivam de um mesmo radical ou possuem uma mesma origem etimológica, ou seja, são parecidas tanto na forma como no conteúdo. Não basta ser aparentemente parecida para ser considerada cognata, quando isso acontece, temos o que chamamos de palavras falsas cognatas. Quer ver um exemplo?

Fome e famigerado.

À primeira vista, elas são parecidas, mas não há nenhum tipo de parentesco entre os dois vocábulos. Fome todos nós sabemos o que é, mas famigerado - não se engane -, não é aquele que tem fome, famigerado é um adjetivo que qualifica algo ou alguém muito famoso. Viu só? Fique atento às palavras cognatas e às falsas cognatas!


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Análise sintática e morfológica

Português

Semântica

Português

Uso do E e do I

Últimos artigos

Hipérbole

A hipérbole é uma figura de linguagem que usa, de propósito, o exagero nas expressões para dar ênfase ao discurso. Ela é classificada como figura de pensamento.

Período Neolítico

Período Neolítico é um dos períodos da Pré-História, profundamente marcado pela sedentarização do humano, uma consequência do desenvolvimento da agricultura.

Predatismo

Predatismo ou predação é uma relação ecológica estabelecida entre indivíduos de espécies diferentes, na qual um organismo serve de alimento para outro.

Amensalismo

Amensalismo é uma relação ecológica em que uma das espécies envolvidas inibe o crescimento ou a reprodução de outra. Um exemplo dessa interação é a maré vermelha.