Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Soma dos termos de uma PA

Leia este texto e aprenda a calcular a soma dos termos de uma progressão aritmética (PA). Veja a fórmula usada para realizar esse cálculo e obtenha exemplos resolvidos e comentados de como aplicá-la. Veja também uma curiosidade sobre o primeiro homem a somar termos de uma PA.

PA formada por quatro termos, cujo primeiro é 2014 e o último é 2017. PA formada por quatro termos, cujo primeiro é 2014 e o último é 2017.

 A soma dos termos de uma progressão aritmética (PA) pode ser obtida por meio da seguinte fórmula:

Nessa fórmula, Sn representa a soma dos termos, a1 é o primeiro termo e an é o último termo da PA em questão, n é o número de termos que serão somados. Para somar os termos de uma progressão aritmética, basta substituir os valores nessa fórmula.

Exemplos de soma dos termos de uma PA

A seguir, veja dois exemplos de como a fórmula apresentada acima pode ser usada para obter a soma dos termos de uma PA.

→ Exemplo 1

Determine a soma dos termos da seguinte PA: (2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20, 22, 24, 26, 28, 30, 32, 34, 36, 38, 40).

Para usar a fórmula dada, observe que:

a1 = 2

an = 40

n = 20

Esse último dado (número de termos) foi obtido contando os termos da PA. Aplicando esses dados na fórmula, teremos:


Assim, a soma dos termos dessa PA é 420.

Note que essa fórmula só é válida para progressões aritméticas que possuem um número finito de termos. Se a PA for infinita, será necessário limitar o número de termos que serão somados. Quando isso ocorrer, pode ser necessário usar outros conhecimentos sobre PA para se obter o último termo a ser somado.

Observe a seguir um exemplo de soma dos termos de uma PA infinita:

→ Exemplo 2

Determine a soma dos 50 primeiros termos da PA a seguir: (5, 10, 15, …).

Note que essa PA é infinita, isso é evidenciado pelas reticências. O primeiro termo é 5, assim como a razão da PA, pois 10 – 5 = 5. Como queremos descobrir a soma dos 50 primeiros termos, o 50º termo será representado por a50. Para descobrir seu valor, podemos usar a fórmula do termo geral da PA:
 

Nessa fórmula, r é a razão da PA. Substituindo os valores dados no enunciado nessa fórmula, teremos:


Sabendo que o 50º termo é 250, podemos usar a fórmula da soma dos termos para obter a soma dos 50 primeiros termos (S50) dessa PA:


Gauss e a soma dos termos de uma PA

Conta-se que o matemático alemão Gauss foi o primeiro a usar um método alternativo para somar termos de uma PA, sem precisar somar termo por termo. Posteriormente, sua ideia de simplificação de passos acabou tornando-se a fórmula usada para encontrar a soma.

Conta a história que, quando criança, Gauss teve um professor que aplicou um castigo para toda a turma: somar todos os números de 1 até 100.

Gauss percebeu que as somas do primeiro número com o último, do segundo com o penúltimo e assim por diante davam o mesmo resultado:

1 + 100 = 101

2 + 99 = 101

3 + 98 = 101

Seu maior trabalho foi observar que, como estava somando dois números, encontraria 50 resultados iguais a 101, ou seja, a soma de todos os números de 1 até 100 poderia ser encontrada fazendo 50 .101 = 5050.

O resultado obtido por Gauss, pode ser conferido por meio da fórmula da soma dos termos de uma PA. Observe:

 

Por Luiz Paulo Moreira Silva

Você pode se interessar também

Matemática

Conjuntos Numéricos

Matemática

Números

Matemática

Números Naturais

Matemática

Números reais

Últimos artigos

Esportes olímpicos

Os esportes olímpicos são os esportes praticados em uma edição de Jogos Olímpicos. Essa escolha é responsabilidade do COI, instituição que organiza as Olimpíadas.

Bloqueio Continental

O Bloqueio Continental foi um embargo estabelecido por Napoleão Bonaparte que proibiu o comércio com os ingleses no continente europeu. Esteve em vigor entre 1806 e 1814.

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.