Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Pirâmides

Clique e aprenda o que é uma pirâmide, obtenha a definição formal dessas formas geométricas, seus elementos e sua classificação.

As pirâmides são poliedros que apresentam um polígono na base e faces triangulares As pirâmides são poliedros que apresentam um polígono na base e faces triangulares

As pirâmides são poliedros formados por um polígono chamado base, um ponto V fora do plano que contém essa base e por todos os triângulos cujos vértices são lados consecutivos e o ponto V. Os exemplos mais conhecidos de pirâmides estão no Egito, mas, ao contrário do que diz o senso comum, nem todos esses poliedros possuem base quadrada.

Definição formal de pirâmide

Uma pirâmide é um conjunto de segmentos de reta cujas extremidades são todos os pontos limitados por um polígono e um ponto fora desse polígono. A imagem a seguir ilustra alguns dos segmentos usados para essa definição:

Embora só existam alguns segmentos na imagem, a pirâmide é formada por todos aqueles que podem existir.

Elementos da pirâmide

Os elementos de uma pirâmide são as figuras geométricas que fazem parte da composição dela. São elas:

Faces

Qualquer polígono encontrado na superfície do poliedro é uma de suas faces. No caso das pirâmides, eles são triângulos e uma base poligonal.

Base

É o polígono que faz parte da definição da pirâmide. Ele é também uma das faces da pirâmide, mas é a única que não é triangular.

Faces laterais

São as faces triangulares de uma pirâmide, isto é, todas as faces que não são a base.

Arestas

São segmentos de reta formados pelo encontro entre duas faces de uma pirâmide.

Arestas da base

São as arestas encontradas entre a base da pirâmide e uma de suas faces laterais.

Arestas laterais

São as arestas encontradas entre duas faces laterais da pirâmide.

Vértices

São os pontos de encontro entre arestas.

Vértice da pirâmide

É o único vértice da pirâmide que não é vértice da base. É também o único vértice da pirâmide que não pertence ao plano onde a base da pirâmide encontra-se e é o único vértice da pirâmide que é o ponto de encontro entre arestas laterais.

Classificação das pirâmides

A classificação das pirâmides é feita tendo como referência o número de lados que sua base possui. Uma pirâmide cuja base é um triângulo é chamada de pirâmide triangular. Se a pirâmide tem base quadrada, então ela é chamada de pirâmide de base quadrada, e assim por diante.


 

Videoaulas relacionadas:

Por Luiz Paulo Moreira Silva

Você pode se interessar também

Matemática

Classificação dos triângulos

Matemática

Cone

Matemática

Elementos de um poliedro

Matemática

Esfera

Últimos artigos

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.

Manto terrestre

O manto terrestre é uma camada, constituída pelo magma, muito dinâmica da Terra. Situado entre a crosta e o núcleo, ocupa aproximadamente 84% do volume total do planeta.

Altitude

A altitude é a distância vertical entre um ponto na superfície da Terra e o nível do mar, sendo uma medida importante para a caracterização do relevo de uma área.

Área do cubo

A área do cubo é a medida da superfície desse poliedro. A área da base, a área lateral e a área total do cubo estão relacionadas à área do quadrado.