Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Pirâmides

Clique e aprenda o que é uma pirâmide, obtenha a definição formal dessas formas geométricas, seus elementos e sua classificação.

por Luiz Paulo Moreira Silva
As pirâmides são poliedros que apresentam um polígono na base e faces triangulares As pirâmides são poliedros que apresentam um polígono na base e faces triangulares

As pirâmides são poliedros formados por um polígono chamado base, um ponto V fora do plano que contém essa base e por todos os triângulos cujos vértices são lados consecutivos e o ponto V. Os exemplos mais conhecidos de pirâmides estão no Egito, mas, ao contrário do que diz o senso comum, nem todos esses poliedros possuem base quadrada.

Definição formal de pirâmide

Uma pirâmide é um conjunto de segmentos de reta cujas extremidades são todos os pontos limitados por um polígono e um ponto fora desse polígono. A imagem a seguir ilustra alguns dos segmentos usados para essa definição:

Embora só existam alguns segmentos na imagem, a pirâmide é formada por todos aqueles que podem existir.

Elementos da pirâmide

Os elementos de uma pirâmide são as figuras geométricas que fazem parte da composição dela. São elas:

Faces

Qualquer polígono encontrado na superfície do poliedro é uma de suas faces. No caso das pirâmides, eles são triângulos e uma base poligonal.

Base

É o polígono que faz parte da definição da pirâmide. Ele é também uma das faces da pirâmide, mas é a única que não é triangular.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Faces laterais

São as faces triangulares de uma pirâmide, isto é, todas as faces que não são a base.

Arestas

São segmentos de reta formados pelo encontro entre duas faces de uma pirâmide.

Arestas da base

São as arestas encontradas entre a base da pirâmide e uma de suas faces laterais.

Arestas laterais

São as arestas encontradas entre duas faces laterais da pirâmide.

Vértices

São os pontos de encontro entre arestas.

Vértice da pirâmide

É o único vértice da pirâmide que não é vértice da base. É também o único vértice da pirâmide que não pertence ao plano onde a base da pirâmide encontra-se e é o único vértice da pirâmide que é o ponto de encontro entre arestas laterais.

Classificação das pirâmides

A classificação das pirâmides é feita tendo como referência o número de lados que sua base possui. Uma pirâmide cuja base é um triângulo é chamada de pirâmide triangular. Se a pirâmide tem base quadrada, então ela é chamada de pirâmide de base quadrada, e assim por diante.


 

Videoaulas relacionadas:

Você pode se interessar também

Matemática

Elementos de um poliedro

Matemática

Polígonos regulares

Matemática

Quadrados

Matemática

Poliedros

Últimos artigos

Brócolis

O brócolis é uma hortaliça que apresenta várias substâncias que são benéficas aos seres humanos, sendo, portanto, um alimento saudável.

Tubarão

O tubarão é um animal do grupo dos peixes cartilaginosos conhecido, principalmente, por sua característica agressiva, entretanto, nem todas as espécies são assim.

Jiboia

A jiboia é uma serpente robusta, encontrada em diferentes tipos de vegetação, que faz parte da família das serpentes que matam suas presas por constrição.

Rio São Francisco

Conhecido carinhosamente como “Velho Chico”, o Rio São Francisco é o maior rio totalmente brasileiro e de extrema importância para a Região Nordeste do país.