Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Números fracionários

Clique para aprender o que são números fracionários, a que conjunto numérico pertencem e algumas de suas propriedades básicas!

por Luiz Paulo Moreira Silva
Os números fracionários representam uma ou mais partes do todo Os números fracionários representam uma ou mais partes do todo

Os números fracionários são definidos como aqueles que representam uma ou mais partes do todo, isto é, ao dividir um objeto em um determinado número de partes, cada conjunto dessas partes é um número fracionário.

As pizzas grandes, por exemplo, geralmente estão divididas em 8 ou 10 partes. Cada pedaço representa uma de dez partes da pizza. Portanto, “1 de 10” é um número fracionário. Se for necessário considerar metade de uma pizza, o número fracionário que a representa é “5 de 10”.

  • Representação de números fracionários

A representação de um número fracionário é feita por meio de frações. Em uma fração, a parte do objeto dividido é colocada sobre o número total de partes em que ele foi dividido com um traço no meio. Observe os exemplos:

Uma parte de dez de uma pizza é representada por frações da seguinte maneira:

1
10

Já a metade da pizza que foi dividida em 10 partes é representada por frações da seguinte maneira:

5
10

  • Denominação dos elementos de uma fração

O número que fica na parte de cima da fração é chamado numerador, e o número que fica na parte de baixo é chamado denominador.

Por exemplo, na fração:

5
10

O numerador é 5 e o denominador é 10. As frações também representam divisões. Nesse caso, o numerador é equivalente ao dividendo e o denominador é equivalente ao divisor.

  • Tipos de fração

Existem quatro tipos de frações:

Frações próprias: São aquelas em que o numerador é diferente de zero e é menor que o denominador.

Frações impróprias: São aquelas em que o numerador é maior que o denominador, exceto os casos em que são múltiplos.

Frações aparentes: São aquelas em que o numerador é múltiplo do denominador. Como as frações representam divisões, dividindo o numerador de uma fração aparente pelo seu denominador, o resultado é um número inteiro. Desse modo, elas apenas têm aparência de fração, por isso, o nome Fração Aparente.

Frações decimais: São frações que possuem no denominador um múltiplo de 10.

  • Operações matemáticas envolvendo frações

Para quaisquer frações, valem as operações matemáticas, com algumas ressalvas:

Adição e subtração de frações: Se os denominadores das frações a serem somadas ou subtraídas forem iguais, basta realizar a operação indicada para os numeradores e preservar os denominadores. Por exemplo:

17 –  4   +  2 = 17 – 4 + 2 = 15
20    20     20         20          20

Se os denominadores forem diferentes, é preciso torná-los iguais antes de repetir o processo acima. Para isso, é necessário encontrar alguma fração equivalente às frações do cálculo que possua o mesmo denominador. O procedimento mais indicado para encontrá-las é o seguinte:

1) Calcula-se o MMC entre os denominadores das frações. O MMC será o denominador comum entre todas as frações presentes no cálculo.

2) Divida o MMC pelo denominador da primeira fração. Multiplique o resultado encontrado pelo numerador da primeira fração. O resultado será o numerador da primeira fração com o denominador comum às outras.

3) Repita o processo para cada fração presente no cálculo até substituir todas as frações por frações equivalentes.

Exemplo:

 5 + 5 =     +     = 25 + 5 = 30
 2   10   10   10    10   10   10

Multiplicação de frações: Multiplique numerador por numerador e denominador por denominador. Por exemplo:

5 · 5 = 25
2  10  100

Divisão de frações: Reescreva as frações da seguinte maneira: repita a primeira e multiplique-a pelo inverso da segunda. Após isso, basta fazer o processo de multiplicação acima. Por exemplo:

5 : 5 = 5 · 10 = 50
2  10   2    5     10

  • Números racionais

As frações pertencem ao conjunto dos números racionais. Esse conjunto contém todos os números que podem ser escritos na forma de fração, isto é, “x” é um número racional se:

x = a
      b

→ a e b são números inteiros e b é sempre diferente de zero.

 

 

Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

Você pode se interessar também

História

A figura do mercador na Baixa Idade Média

Matemática

Adição e subtração de frações

História

Descobrimento da América

História

Idade Média, um resumo

Não encontrou o
conteúdo ou matéria
que queria?

Mande seu questionamento, dúvidas ou sugestões para a equipe do Escola Kids que está pronta pra te ajudar.

Saiba mais

Últimos artigos

Acentuação gráfica

As regras de acentuação gráfica são fundamentais não apenas para a escrita correta das palavras, mas também para sua pronúncia.

Diferenças entre mitose e meiose

As diferenças entre mitose e meiose são muitas, mas podemos destacar o número de células-filhas e a quantidade de material genético nas células.

Tragédia em Brumadinho

A tragédia em Brumadinho ocorreu em decorrência do rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração pertencente à Vale. Casas foram destruídas e muitas pessoas morreram.

Francisco Franco

Francisco Franco foi um general espanhol que liderou um golpe contra o governo republicano da Espanha. Implantou uma ditadura que se estendeu por quase quatro décadas.