Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Multiplicação de monômios

Clique para descobrir como a multiplicação de monômios deve ser realizada e algumas propriedades indispensáveis para esse cálculo.

Para resolver multiplicações entre monômios, é necessário conhecer algumas propriedades Para resolver multiplicações entre monômios, é necessário conhecer algumas propriedades

A multiplicação de monômios segue os mesmos princípios da multiplicação de números reais. Entretanto, é necessário conhecer algumas regras e propriedades para realizá-la, pois os monômios possuem números desconhecidos (as chamadas incógnitas).

Propriedade de potência útil na multiplicação de monômios

No produto entre duas potências de mesma base, o resultado é a própria base elevada à soma dos expoentes. Matematicamente:

an·am = an+m

→ Multiplicação de monômios

A multiplicação de monômios pode ser feita por meio dos três passos a seguir:

  1. Multiplique os coeficientes dos monômios. Coeficientes são os números conhecidos;

  2. Procure as incógnitas repetidas que aparecem na multiplicação para usar a propriedade de potências descrita acima, ou seja, incógnitas que possuem a mesma base;

  3. Apenas reescreva as incógnitas que não se repetem nos fatores da multiplicação do resultado.

Exemplos

Calcule o produto entre os monômios 4xyz e 7x2y2.

Primeiro, escreva os monômios na forma de multiplicação e, depois, aplique os passos acima.

4xyz·7x2y2

O primeiro passo é multiplicar os coeficientes:

4·7·xyz·x2y2

28·xyz·x2y2

O segundo passo é aplicar a propriedade de potências às incógnitas iguais, que aparecem nos dois fatores. Para tanto, observe que a incógnita x aparece uma vez no primeiro fator e está elevada ao quadrado no segundo fator. Observe o resultado da multiplicação entre essas duas incógnitas:

28·xyz·x2y2

28·x·x2yzy2

28·x1 + 2yzy2

28·x3yzy2

Faça o mesmo para a incógnita y, que se repete:

28·x3yzy2

28·x3y·y2z

28·x3y1 +2z

28·x3y3z

Observe que a incógnita z não se repete, portanto, não é necessário utilizar a propriedade de potências nela. O resultado final é 28x3y3z, pois não existem nem números a serem multiplicados nem incógnitas nas quais seja possível aplicar a propriedade de potências.

Veja agora um exemplo resolvido sem a descrição de cada passo:

22x5y2·11zx3k

242·x5y2·zx3k

242·x5+3y2·zk

242·x8y2·zk

Como não existem nem números que podem ser multiplicados nem incógnitas que podem ser “agrupadas”, a multiplicação foi concluída.


Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática




Videoaula relacionada:

Por Luiz Paulo Moreira Silva

Você pode se interessar também

Matemática

Monômios

Matemática

Multiplicação

Matemática

Multiplicação de polinômios

Matemática

Múltiplos de um número

Últimos artigos

Aspas

As aspas são sinais gráficos usados para destacar palavras ou expressões. São muito comuns para marcar a mudança da fala ou para indicar expressões que precisam de destaque.

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.