Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Divisão de polinômios

Clique para aprender os procedimentos necessários para realizar a divisão entre dois polinômios!

O procedimento para a divisão de polinômios é muito semelhante à divisão de números inteiros O procedimento para a divisão de polinômios é muito semelhante à divisão de números inteiros

Dados dois polinômios, representados por A(x) e B(x), é possível realizar a divisão de A(x) por B(x) sempre que o grau do polinômio A(x) for maior que o de B(x). Essa divisão acontece de modo similar à de números inteiros.

Método usado para dividir polinômios

Para dividir polinômios utilize o método da chave e siga o mesmo passo a passo da divisão de números inteiros. Como o método usado é o mesmo, a denominação dos polinômios também será igual. Observe:

  • D(x) é o dividendo;

  • d(x) é o divisor;

  • Q(x) é o quociente;

  • R(x) é o resto.

O procedimento para dividir polinômios é praticamente idêntico à divisão de números inteiros, variando apenas nos detalhes.

Dessa maneira, é necessário procurar um polinômio que, multiplicado pelo divisor, tenha o dividendo ou uma boa aproximação dele como resultado. A diferença entre esse produto e o dividendo é o resto.

Passo a passo para dividir polinômios

Para dividir polinômios, observe o passo a passo a seguir:

1) Escreva os polinômios na forma do método da chave, reorganizando seus termos na ordem decrescente do grau de seus monômios (se necessário);

2) Procure por um monômio q(x) que, multiplicado pelo primeiro monômio do divisor, tenha exatamente o primeiro monômio do dividendo como resultado;

3) Multiplique q(x) pelo divisor e coloque o resultado abaixo do dividendo trocando todos os sinais de seus termos;

4) “Desça” os termos restantes do divisor;

5) Repita o procedimento para o novo dividendo até que o grau do dividendo seja menor que o grau do divisor. Quando isso acontecer, não será mais possível dividir os polinômios.

Exemplos

1º) Divida D(x) = – 8x + x2 + 16 por d(x) = x – 4

Solução:

Passo 1:

Reorganizando os polinômios na ordem decrescente do grau de seus monômios teremos:

Passo 2:

Pois x·x = x2. Observe que o monômio q(x) = x.

Passo 3:

          

Observe que a multiplicação de x por x – 4 é x2 – 4x, entretando, trocamos os sinais dos termos desse polinômio para colocá-lo abaixo do dividendo porque estamos realizando uma subtração.

Passo 4:

Passo 5: apenas repetiremos todos os procedimentos anteriores até que o grau do resto seja inferior ao grau do divisor. Observe:

O resultado Q(x) da divisão de D(x) por d(x) é Q(x) = x – 4

2º) Divida D(x) = 6x4 – 10x3 + 9x2 + 10x – 4 por d(x) = 2x2 – 4x + 5

Solução:

Passo 1:

Passo 2:

Passo 3:

                         

Passo 4:

                

Passo 5:

 

O resultado é Q(x) = 3x2 + x – 1 e o resto é R(x) = x + 5.


Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática




Aproveite para conferir nossas videoaulas sobre o assunto:

Por Luiz Paulo Moreira Silva

Você pode se interessar também

Matemática

A importância do resto da divisão

Matemática

Algoritmo da Divisão

Matemática

Divisão com vírgula

Matemática

Divisão por zero

Últimos artigos

Esportes olímpicos

Os esportes olímpicos são os esportes praticados em uma edição de Jogos Olímpicos. Essa escolha é responsabilidade do COI, instituição que organiza as Olimpíadas.

Bloqueio Continental

O Bloqueio Continental foi um embargo estabelecido por Napoleão Bonaparte que proibiu o comércio com os ingleses no continente europeu. Esteve em vigor entre 1806 e 1814.

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.