Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Importância da água para o nosso corpo

Entenda a importância da água para o nosso corpo e por que devemos estar sempre hidratados.

Beber água é fundamental para o funcionamento adequado do nosso corpo Beber água é fundamental para o funcionamento adequado do nosso corpo

Todos nós sabemos que devemos beber água diariamente em quantidades relativamente grandes, não é mesmo? Entretanto, você já se perguntou qual é a função que a água desempenha no nosso corpo? Vamos descobrir a seguir por que beber água é tão importante!

A água desempenha as mais diversas funções no nosso corpo, fazendo parte até mesmo da composição do organismo. Em uma pessoa adulta, estima-se que 60% de seu peso total corresponda à água, que está armazenada no interior da célula e também fora dela, principalmente no plasma.

Além de compor nosso organismo, a água promove a realização de reações químicas, uma vez que, na maioria dos casos, a substância deve estar em solução aquosa para que a reação aconteça. Nesse ponto, é importante destacar a incrível capacidade da água de dissolver substâncias, sendo chamada, inclusive, de solvente universal.

A água também garante que substâncias sejam transportadas pelo organismo, garantindo que cada célula do corpo receba nutrientes e oxigênio. Isso é possível porque é, por intermédio do sangue, que apresenta grande quantidade de água, que essas substâncias são levadas.

Além de levar substâncias para as células, a água também ajuda a transportar as substâncias ruins para que elas possam ser eliminadas. A urina é um bom exemplo desse papel desempenhado pela água, pois é por meio dela que se elimina grande quantidade de substâncias tóxicas e em excesso no organismo.

A água também é importante para a regulação da nossa temperatura, uma vez que faz parte da composição do suor. Em dias quentes, quando o suor é eliminado pela pele, ocorre sua evaporação, que faz com que nossa temperatura caia em razão da perda de calor. Desse modo, o suor impede que o corpo superaqueça e entre em colapso.

A proteção do nosso corpo também está relacionada com substâncias ricas em água. Um exemplo é o chamado líquido cefalorraquidiano encontrado protegendo o encéfalo e a medula espinal. Além disso, podemos citar o líquido amniótico, que protege o bebê durante a gestação, o líquido sinovial, que protege as articulações, e as lágrimas, que protegem nossos olhos.

ATENÇÃO: De acordo com o Ministério da Saúde, uma pessoa deve ingerir pelo menos dois litros de água diariamente. Essa quantidade deve ser aumentada se há a prática de atividades físicas e em dias quentes.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

7 de abril - Dia Mundial da Saúde

Ciências

Alimentação saudável

Geografia

As atividades que mais consomem água

Ciências

Ciclo da água

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.