Qual matéria está procurando ?

História

História

Imigração e alimentação no Brasil

Conheça mais sobre os imigrantes e sobre a alimentação no Brasil, desde o século XIX até os dias atuais a culinária brasileira sofreu e ainda sofre influências

A nação brasileira é constituída pela pluralidade cultural e os imigrantes ajudaram no processo de formação identitária do povo brasileiro A nação brasileira é constituída pela pluralidade cultural e os imigrantes ajudaram no processo de formação identitária do povo brasileiro

O Brasil é uma nação multicultural, constituída por diversas culturas, diversas etnias indígenas, pelo colonizador português, pelos negros escravizados que vieram da África, e além dessas culturas também fomos influenciados pelos imigrantes europeus e asiáticos que vieram morar em nosso país.

Antes de abordarmos o assunto específico do texto - Imigrantes e alimentação no Brasil, vamos esclarecer alguns conceitos fundamentais para a compreensão desse assunto. As pessoas que saem, por diversos motivos, do seu país para morar em outro são chamadas de emigrantes. Porém, as pessoas que saem de seu país e chegam a outro país, diferente daquele em que nasceu, para morar é denominada de imigrante. Entenderam a diferença entre emigrante e imigrante? Vamos a um exemplo, João saiu de Portugal, que é seu país de origem, para o Brasil, como João saiu de Portugal, ele é emigrante de Portugal, e quando chegou ao Brasil, João passou a ser imigrante no Brasil, pois veio de outro país.

A palavra migrante, também confunde as pessoas, quem é migrante é a pessoa que muda de local dentro de um mesmo país. Exemplo: Raquel saiu do Estado da Bahia, local onde nasceu, e foi morar no Estado do Rio de Janeiro, portanto, Raquel é uma migrante no Rio de Janeiro, pois saiu de seu Estado e foi morar em outro, porém dentro do mesmo país.

Conceitos esclarecidos, vamos adiante! A história da imigração no Brasil iniciou no século XIX. Entre os anos de 1808 a 1850 o país recebeu muitos imigrantes. Muitos portugueses e suíços se instalaram no Rio de Janeiro, muitos alemães foram residir no sul do Brasil.

Ainda no século XIX e indo para as três primeiras décadas do século XX, entre 1850 a 1930, foi o período de maior entrada de imigrantes no Brasil, a maioria veio trabalhar nas fazendas de café (Rio de Janeiro e São Paulo), e também nas primeiras indústrias brasileiras. Os principais imigrantes que vieram residir no Brasil neste período eram italianos, alemães, espanhóis, sírio-libaneses, ucranianos e japoneses, muitos formaram as colônias agrícolas no sul do país.

A última fase de entrada de imigrantes é a atual, que começou em 1930 até os nossos dias, neste período ocorreu uma queda na entrada de imigrantes no país, entretanto, os que chegaram ao Brasil durante este período e continuam chegando são de quase todas as partes do mundo e os motivos que levaram e levam esses imigrantes a mudar para o país são os mais variados possíveis.

Estamos vendo que a imigração para o Brasil começou no início do século XX e continua até hoje. Juntamente com os imigrantes que aqui chegaram, vieram diversas coisas da cultura de seus países. Iremos ressaltar a influência cultural dos imigrantes na alimentação do brasileiro.

Os imigrantes italianos foram os responsáveis por trazer a pizza e a sopa, os alemães trouxeram a cerveja, as carnes salgadas e defumadas, a batatinha, as linguiças e salsichas, os portugueses vieram com o pão, os japoneses nos influenciaram a comer verduras, legumes e peixes (também herança cultural indígena).

A alimentação no Brasil sofreu e ainda sofre várias influências da culinária internacional, entretanto, a alimentação do brasileiro começou a sofrer mudanças principalmente no início do século XIX, com a influência dos primeiros imigrantes que chegaram. Atualmente, com a globalização, podemos saborear a culinária de várias regiões do mundo na própria cidade em que moramos.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por Leandro Carvalho

Você pode se interessar também

História

Alimentação nas Grandes Navegações Marítimas europeias

História

História da Feijoada

Geografia

Imigração no Brasil

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.