Qual matéria está procurando ?

História

História

Imigração e alimentação no Brasil

Conheça mais sobre os imigrantes e sobre a alimentação no Brasil, desde o século XIX até os dias atuais a culinária brasileira sofreu e ainda sofre influências

O Brasil é uma nação multicultural, constituída por diversas culturas, diversas etnias indígenas, pelo colonizador português, pelos negros escravizados que vieram da África, e além dessas culturas também fomos influenciados pelos imigrantes europeus e asiáticos que vieram morar em nosso país.

Antes de abordarmos o assunto específico do texto - Imigrantes e alimentação no Brasil, vamos esclarecer alguns conceitos fundamentais para a compreensão desse assunto. As pessoas que saem, por diversos motivos, do seu país para morar em outro são chamadas de emigrantes. Porém, as pessoas que saem de seu país e chegam a outro país, diferente daquele em que nasceu, para morar é denominada de imigrante. Entenderam a diferença entre emigrante e imigrante? Vamos a um exemplo, João saiu de Portugal, que é seu país de origem, para o Brasil, como João saiu de Portugal, ele é emigrante de Portugal, e quando chegou ao Brasil, João passou a ser imigrante no Brasil, pois veio de outro país.

A palavra migrante, também confunde as pessoas, quem é migrante é a pessoa que muda de local dentro de um mesmo país. Exemplo: Raquel saiu do Estado da Bahia, local onde nasceu, e foi morar no Estado do Rio de Janeiro, portanto, Raquel é uma migrante no Rio de Janeiro, pois saiu de seu Estado e foi morar em outro, porém dentro do mesmo país.

Conceitos esclarecidos, vamos adiante! A história da imigração no Brasil iniciou no século XIX. Entre os anos de 1808 a 1850 o país recebeu muitos imigrantes. Muitos portugueses e suíços se instalaram no Rio de Janeiro, muitos alemães foram residir no sul do Brasil.

Ainda no século XIX e indo para as três primeiras décadas do século XX, entre 1850 a 1930, foi o período de maior entrada de imigrantes no Brasil, a maioria veio trabalhar nas fazendas de café (Rio de Janeiro e São Paulo), e também nas primeiras indústrias brasileiras. Os principais imigrantes que vieram residir no Brasil neste período eram italianos, alemães, espanhóis, sírio-libaneses, ucranianos e japoneses, muitos formaram as colônias agrícolas no sul do país.

A última fase de entrada de imigrantes é a atual, que começou em 1930 até os nossos dias, neste período ocorreu uma queda na entrada de imigrantes no país, entretanto, os que chegaram ao Brasil durante este período e continuam chegando são de quase todas as partes do mundo e os motivos que levaram e levam esses imigrantes a mudar para o país são os mais variados possíveis.

Estamos vendo que a imigração para o Brasil começou no início do século XX e continua até hoje. Juntamente com os imigrantes que aqui chegaram, vieram diversas coisas da cultura de seus países. Iremos ressaltar a influência cultural dos imigrantes na alimentação do brasileiro.

Os imigrantes italianos foram os responsáveis por trazer a pizza e a sopa, os alemães trouxeram a cerveja, as carnes salgadas e defumadas, a batatinha, as linguiças e salsichas, os portugueses vieram com o pão, os japoneses nos influenciaram a comer verduras, legumes e peixes (também herança cultural indígena).

A alimentação no Brasil sofreu e ainda sofre várias influências da culinária internacional, entretanto, a alimentação do brasileiro começou a sofrer mudanças principalmente no início do século XIX, com a influência dos primeiros imigrantes que chegaram. Atualmente, com a globalização, podemos saborear a culinária de várias regiões do mundo na própria cidade em que moramos.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

A nação brasileira é constituída pela pluralidade cultural e os imigrantes ajudaram no processo de formação identitária do povo brasileiro A nação brasileira é constituída pela pluralidade cultural e os imigrantes ajudaram no processo de formação identitária do povo brasileiro
Por Leandro Carvalho

Você pode se interessar também

Geografia

Imigração no Brasil

História

História da Feijoada

História

Alimentação nas Grandes Navegações Marítimas europeias

Últimos artigos

Sistema respiratório | Ensino Fundamental I

O sistema respiratório é responsável pela oxigenação das células. Para que isso aconteça, é necessário que o ar passe por diversos órgãos.

Sistema Urinário | Ensino Fundamental I

O sistema urinário é o responsável por eliminar as excretas do organismo, isto é, tudo aquilo de que nosso corpo não precisa mais.

8 de setembro — Dia Internacional da Alfabetização

O Dia Internacional da Alfabetização é uma data que busca conscientizar sobre os vários problemas que envolvem a alfabetização no Brasil e no mundo.

Idade Antiga

Idade Antiga é um dos períodos da história humana, de acordo com a periodização que predomina atualmente na disciplina. Trata sobre as civilizações antigas.