Qual matéria está procurando ?

História

História

Escravidão na África

Saiba como ocorria a Escravidão na África e como essa prática associou-se ao tráfico negreiro transatlântico.

A prática da escravidão já existia no continente africano muito antes de os europeus começarem o tráfico transatlântico A prática da escravidão já existia no continente africano muito antes de os europeus começarem o tráfico transatlântico

Geralmente, no início dos estudos sobre a história da colonização do Brasil, deparamo-nos com o processo de implementação da mão de obra escrava negra nas várias regiões brasileiras, inicialmente, no cultivo da cana-de-açúcar e, posteriormente, nas minas de pedras e metais preciosos. A imagem superficial que fica desse processo é a de que os portugueses simplesmente desembarcaram no continente africano e, com suas armas, submeteram os povos africanos à condição de escravos para o trabalho forçado no Brasil. Pois bem, a história é um tanto mais complexa que isso.

A escravidão é uma prática que remete à existência das primeiras civilizações do mundo. Gregos, romanos, egípcios, persas, entre outros, todos escravizavam. Escravizavam sobretudo aqueles que eram vencidos em guerras ou que contraíam dívidas e não honravam os seus compromissos. No continente africano, não era diferente.

Já na Idade Antiga, havia várias civilizações no continente africano que tinham como uma de suas práticas o comércio de escravos. Essa prática intensificou-se com o tempo. Na Idade Média, novos reinos formaram-se na África, e a escravidão africana ganhou novas proporções, sobretudo com a penetração dos muçulmanos na região. Os povos muçulmanos estão entre os maiores escravizadores da história.

Quando os representantes do Império Português lançaram-se ao negócio do tráfico de escravos africanos, eles compravam escravos dos próprios reinos africanos que haviam conquistado outros reinos e tribos vizinhas. Os próprios africanos faziam de seus vizinhos os seus escravos, pois sabiam da lucratividade do tráfico negreiro e da demanda que os Impérios Ultramarinos tinham por mão de obra.

A região da África que mais forneceu escravos aos portugueses foi a costa oeste do Oceano Atlântico, onde se ergueram os antigos reinos de Gana e Benin. Há uma estimativa de que 75% dos negros vendidos no tráfico negreiro sejam vítimas das guerras promovidas pelos poderosos reinos da África Subsaariana (região que fica abaixo do deserto do Saara), conhecida também como “África Negra”.


Por Me. Cláudio Fernandes

Por Cláudio Fernandes

Você pode se interessar também

História

A abolição resolveu o problema vivido pelos negros no Brasil?

História

Abolição da escravatura no Brasil

História

Apartheid

História

Colonização do Brasil

Últimos artigos

Conto fantástico

O conto fantástico é uma pequena narrativa que apresenta fatos ou personagens sobrenaturais e absurdos. No conto fantástico, ocorrem coisas que contrariam a razão.

Conflitos entre Israel e Palestina

Os conflitos entre Israel e Palestina se deram pela disputa do território da Palestina, sobretudo a partir de 1948, mas também pela luta dos palestinos por sua autodeterminação.

Reforma Protestante

A Reforma Protestante, iniciada em 1517, deu origem a novas doutrinas cristãs no continente europeu. O grande reformador foi o monge alemão Martinho Lutero.

Machu Picchu

Machu Picchu foi uma cidade construída pelos incas no século XV e conhecida como um refúgio do imperador inca. Foi abandonada no século XVI e redescoberta em 1911.