Qual matéria está procurando ?

História

História

Cleópatra e Marco Antônio

Conheça a história de Cleópatra e Marco Antônio que influenciou a disputa por poder em Roma.

Busto de uma estatueta representando a rainha Cleópatra Busto de uma estatueta representando a rainha Cleópatra

A história do fim da República em Roma e o início do Império está relacionada também com uma relação de amor entre Marco Antônio e a faraó do Egito, Cleópatra.

Durante o Segundo Triunvirato, Marco Antônio havia se transformado em comandante da porção oriental dos territórios controlados por Roma. Nessa função, Marco Antônio passou a se identificar cada vez mais com a cultura oriental, abandonando várias das tradições romanas.

Além disso, Marco Antônio aliou-se politicamente à rainha Cleópatra e por ela também se apaixonou. Ele realizou as chamadas “doações de Alexandria”, passando para as mãos de Cleópatra e de seus filhos algumas províncias romanas orientais e outras que pretendia conquistar.

A relação de Cleópatra com os generais romanos era antiga. Ela havia apoiado Pompeu e, posteriormente, envolveu-se com Júlio César. Com o apoio deste último, ela conseguiu se tornar a rainha do Egito e com ele teve um filho, que recebeu o nome de Cesarião (ou também Cesarion, ou Caesarion).

Com a morte de Júlio César, Cleópatra afastou-se por um tempo do poder. Mas com a ascensão de Marco Antônio no Oriente, a egípcia aproximou-se do romano. A relação de amor de ambos resultou em três filhos, que foram transformados posteriormente em reis de províncias orientais de Roma.

Após a derrota para Otávio, Marco Antônio viu-se ameaçado na cidade de Alexandria. Para não ser morto pelas tropas inimigas, suicidou-se, ao lado de Cleópatra, em 31 a.C. Com a concentração de poder, Otávio passou a perseguir os descendentes de Cleópatra e Marco Antônio, aniquilando-os completamente.

Com isso, Otávio conseguiu transformar o Egito novamente em uma província romana, garantindo o poder sobre o local.


Por Tales Pinto
Mestre em História

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

História

Guerras Púnicas – Roma vs. Cartago

História

Império Romano, um resumo

História

Patrícios e plebeus na República romana

História

Pão e Circo em Roma

Últimos artigos

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.

Transporte passivo

Transporte passivo garante o transporte de substâncias através da membrana plasmática sem que ocorra o gasto de energia. A osmose é um tipo de transporte passivo.