Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Soberania

Clique aqui e conheça a definição de soberania, um conceito essencial para entender o poder de ação dos Estados sobre um determinado território.

A soberania é pré-requisito essencial para a administração e organização de um Estado A soberania é pré-requisito essencial para a administração e organização de um Estado

A soberania pode ser entendida como autoridade suprema e, em geral, faz referência a um país. A soberania constitui o direito exclusivo de uma autoridade suprema sobre um grupo de pessoas – geralmente, uma nação.

Em algumas ocasiões, a soberania é concedida a um indivíduo, como na monarquia, na qual o líder é chamado genericamente de soberano, que possui ação legítima no âmbito político e jurídico de uma sociedade.

Embora o conceito de soberania tenha sido alterado com o passar dos séculos, adequando-se aos interesses de cada momento, esse conceito fundamenta-se em torno do poder e é entendido como a faculdade possuída por cada Estado de exercer poder sobre o seu território e sua população.

Soberania política

A soberania política é aquela que se refere ao poder estatal para impor qualquer determinação que considere necessária. Apesar da ideia de que cada Estado exerce a sua soberania política e jurídica, em algumas nações, o governo não tem concretamente a soberania, que é ameaçada ou partilhada com religiões fundamentalistas ou com o poder paralelo do crime organizado, por exemplo. São circunstâncias em que o Estado tem soberania legal, no entanto, a sua soberania política é prejudicada.

Soberania popular

Um Estado em que impera a Soberania Popular é criado e sujeito à vontade das pessoas, que são a fonte de todo o poder político. É o princípio básico das democracias.

Na Legislação brasileira, a Soberania popular está consagrada na Constituição:

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

I - a soberania;

II - a cidadania;

III - a dignidade da pessoa humana;

IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

V - o pluralismo político.

Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos diretamente, nos termos desta Constituição.

De forma mais aprofundada, o professor e jurista Celso Ribeiro de Bastos1 analisa a soberania brasileira:

Ter a soberania como fundamento do Estado brasileiro significa que dentro do nosso território não se admitirá força outra que não a dos poderes juridicamente constituídos, não podendo qualquer agente estranho à Nação intervir nos seus negócios.”

1BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 1994.


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

Por Amarolina Ribeiro

Você pode se interessar também

Geografia

O Brasil é um país continental?

Geografia

O Estado e os Três Poderes

Geografia

ONU

Geografia

Território

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.