Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Rússia

Conheça um pouco mais sobre a Rússia, o maior país do mundo e que faz parte do continente europeu e asiático.

A Rússia está presente no continente europeu e asiático A Rússia está presente no continente europeu e asiático

A Rússia é o maior país do mundo, com 17.098.240 km² e 143.456.918 milhões de habitantes. Sua extensão territorial é tão grande que o país faz fronteira com 14 países. Localizada no hemisfério norte, a Rússia possui clima temperado em sua porção sul e frio nas porções mais ao norte. Algumas das menores temperaturas são encontradas na Rússia. A cidade mais fria do mundo, inclusive, fica na Rússia: Yakutsky, que já registrou -60ºC.

Sua extensão longitudinal (leste-oeste) faz com que o território russo tenha 11 fusos horários diferentes. Assim, costuma-se dizer que, para saber a região de origem de um russo, basta perguntar que horas são. A variação dos fusos horários pode chegar a 11 horas de diferença entre as extremidades do país, assim, enquanto se amanhece em uma cidade do extreme oeste, na mesma latitude em sentido oposto, a outra cidade prepara-se para o anoitecer – tudo isso dentro do mesmo país.


A grande extensão longitudinal da Rússia permite que existam vários fusos horários dentro do país

A capital da Rússia é Moscou, uma cidade localizada no noroeste do país e que possui aproximadamente 12 milhões de habitantes, distribuídos em 2.511 km². Na capital, concentram-se as principais instâncias de governo e administração do país, assim como a sede das principais empresas russas. Esse centro de poder é conhecido como Kremilin.

A economia russa é bastante diversificada. Encontram-se áreas de intensa atividade agrícola e outras muito fortemente desenvolvidas nos setores mais modernos da economia, como indústria farmacêutica, naval, petroquímica ou ligada às mais variadas atividades do setor de tecnologia. O país possui um dos maiores PIBs (Produto Interno Bruto) do mundo, mas sua posição de liderança mundial figura-se muito mais pelo poder bélico do que econômico.

Desde os tempos de Guerra Fria, a Rússia sempre foi considerada uma grande potência bélica, assim, possuía destaque e representatividade nas principais discussões mundiais. O país possui uma das cadeiras permanentes no Conselho Nacional de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) para tratar de temas de segurança em todo o mundo.

Por Hugo Mota

Você pode se interessar também

Geografia

Continente Asiático

Geografia

Continentes

Últimos artigos

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.

Bicho-papão

Bicho-papão é uma lenda presente no folclore brasileiro que fala de um monstro que sequestra e devora crianças desobedientes. Foi influência portuguesa em nossa cultura.

Queda da Bastilha

A queda da Bastilha foi um acontecimento marcante que se passou em 14 de julho de 1789, marcando o início da Revolução Francesa.