Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Países da Ásia

Os países da Ásia formam o maior e o mais populoso continente do mundo. Esses países asiáticos estão distribuídos em seis regiões repletas de particularidades.

Os países da Ásia formam o maior continente em extensão territorial e abrigam a maior número de habitantes entre os continentes. Juntos, esses países possuem um território de mais de 43 milhões de km2 e neles habitam mais 4 bilhões de pessoas.

Em meio a todos os países que constituem o continente asiático, há países que apresentam as maiores áreas do mundo, altos índices de desenvolvimento humano, mas também alguns que são pouco desenvolvidos. Portanto, podemos dizer que os países asiáticos são bastante diversificados seja em área, população, geografia, economia, política e cultura.

Leia também: Países desenvolvidos

Lista de países da Ásia

O maior continente do mundo é formado por 49 países e entre eles alguns são considerados transcontinentais, ou seja, pertencem a mais de um continente. Além disso, na Ásia, há também algumas dependências, entidades internacionais reconhecidas e territórios que, apesar de se localizarem no continente, pertencem a países situados em outros.

localizarem no continente, pertencem a países situados em outros.

Países

Capitais

Afeganistão

Cabul

Arábia Saudita

Riad

Armênia*

Yerevan

Azerbaijão*

Baku

Bahrein

Manama

Bangladesh

Daca

Brunei

Bandar Seri Begawan

Butão

Timbu

Camboja

Phnom Penh

Cazaquistão

Nursultan

Catar

Doha

China

Pequim

Chipre*

Nicósia

Cingapura

Cingapura

Coreia do Norte

Pyongyang

Coreia do Sul

Seul

Egito*

Cairo

Emirados Árabes

Abu Dhabi

Filipinas

Manila

Geórgia*

Tbilisi

Iêmen

Sana

Índia

Nova Deli

Indonésia*

Jacarta

Irã

Teerã

Iraque

Bagdá

Israel

Jerusalém

Japão

Tóquio

Jordânia

Amã

Kuwait

Kuwait

Laos

Vienciana

Líbano

Beirute

Malásia

Kuala Lumpur

Maldivas

Malé

Mianmar

Nay Puy Taw

Mongólia

Ulan Bator

Nepal

Katmandu

Omã

Mascate

Paquistão

Islamabad

Quirguistão

Bishkek

Rússia*

Moscou

Síria

Damasco

Sri Lanka

Kotte

Tajiquistão

Dushanbe

Tailândia

Bangkok

Timor-Leste*

Dili

Turcomenistão

Asgabate

Turquia*

Ancara

Uzbequistão

Tashkent

Vietnã

Hanói

Outros territórios

Territórios não reconhecidos

Taiwan e Estado da Palestina

Dependências

Ilhas de Cocos e Ilha do Natal (Austrália); Guam (Estados Unidos); Acrotíri e Decelia e Território do Oceano Índico (Reino Unido).

Entidades especiais reconhecidas

Hong Kong e Macau

*Países cujos territórios encontram-se em mais de um continente, chamados transcontinentais.

Dados gerais da Ásia

  • Gentílico: asiático, asiano ou ásio

  • Localização: A Ásia localiza-se entre a Europa, América, África e Oceania.

  • Países: 49 países (entre eles, alguns transcontinentais)

  • Maior país: Rússia

  • Menor país: Maldivas

  • Área: 43.810.582 km2

  • População: 4.462.676.731 habitantes

Regiões da Ásia

Devido à grande extensão e pluralidade do território asiático, cultural, econômica, política ou socialmente, fez-se necessário regionalizar o continente a fim de facilitar as análises e estudos das áreas. Não há uma única regionalização da Ásia, portanto, há mais de uma denominação para uma mesma área. Uma das classificações divide o continente asiático em seis grandes regiões:

Região da Comunidade dos Estados Independentes

Região situada ao norte do continente asiático, que abrange os territórios das nações que antigamente pertenciam à antiga União Soviética, como Armênia, Kosovo, Moldávia, Rússia, Azerbaijão.

Saiba mais: Fim da União Soviética

Ásia Oriental ou Extremo Oriente

O Extremo Oriente, como é chamada a porção oriental da Ásia, situa-se na porção leste do continente asiático compreendendo cerca de 12 milhões de km2. Nessa parte do continente, vivem mais de 40% da população total da Ásia e nela encontra-se o país mais populoso do mundo, a China, e outros países, como Japão e Coreia do Sul.

Veja também: Guerra Civil na Síria

Ásia Meridional

Localizada no sul do continente asiático, a Ásia Meridional é também conhecida em outras classificações como subcontinente indiano, portanto, fica claro que um dos países que constituem essa região é a Índia, o segundo país mais populoso da Ásia.

Outros países presentes nessa região são: Maldivas, Paquistão, Nepal, entre outros. Uma das principais características da Ásia Meridional é o de ser uma das mais pobres regiões do continente asiático. A população enfrenta problemas, como elevada mortalidade infantil, baixa expectativa de vida e pouco desenvolvimento.

Ásia Central

A Ásia Central, como o próprio nome indica, localiza-se ao centro do continente asiático, entre o mar Cáspio, China, norte do Irã e sul da Sibéria. A região compreende a área de países, como Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão e outros.

Sudeste Asiático

A região conhecida como sudeste asiático, como o próprio nome indica, localiza-se na porção sudeste do continente e abrange os territórios de países, como Malásia, Brunei e Indonésia. Boa parte da população dessa região vive da agropecuária e habitam as áreas rurais. Portanto, a população urbana nessa região é menor que a rural.

Mapa dos países asiáticos

Curiosidades dos países asiáticos

  • País mais populoso da Ásia

China é o país mais populoso do mundo.*
China é o país mais populoso do mundo.*

A China, além de ser o país mais populoso do mundo, fica situado no continente que também possui essa classificação. Ele é maior país da Ásia Oriental com a população de aproximadamente 1.379.302.771 habitantes, em um território com pouco mais de 9 milhões de km2.

A densidade demográfica do país é de aproximadamente 139 pessoas por quilômetro quadrado. Vivem no país, então, cerca de um quinto da população mundial. O acelerado crescimento populacional fez com o que o governo implementasse no país políticas de controle de natalidade a fim de conter o aumento.

Leia também: Principais características dos Estados Unidos

  • Maior país da Ásia territorialmente

A Rússia é o maior país em extensão territorial do continente asiático e do mundo.
A Rússia é o maior país em extensão territorial do continente asiático e do mundo.

No continente asiático, encontra-se o país de maior área do mundo: a Rússia. O país possui territorial transcontinental, situando-se na região da Eurásia. Abrange uma área de aproximadamente 17.075.400 quilômetros quadrados, o que corresponde a um nono da superfície continental do planeta.

O Afeganistão é considerado um dos países mais pobres e perigosos do mundo.
O Afeganistão é considerado um dos países mais pobres e perigosos do mundo.

O Afeganistão é um dos países mais pobres do continente asiático. Sua economia baseia-se na agricultura e pecuária. O país apresenta inflação elevadíssima, o que dificulta o seu desenvolvimento. O Afeganistão foi considerado um dos países mais perigosos do mundo, especialmente para mulheres, segundo pesquisa da Thomson Reuters Foundation.

  • País mais rico da Ásia

O Catar é o país mais rico do mundo, segundo a Forbes.
O Catar é o país mais rico do mundo, segundo a Forbes.

O país mais rico do mundo encontra-se no continente asiático: o Catar. De acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional), o país possui PIB per capita (Produto Interno Bruto por habitante) de aproximadamente US$ 124.930, sendo considerado também, pela Forbes, um dos países mais desenvolvidos da Ásia.

*Créditos de imagem: testing / Shutterstock

A Ásia está localizada a leste da Europa e a oeste da América. A Ásia está localizada a leste da Europa e a oeste da América.
Por Rafaela Sousa

Você pode se interessar também

Geografia

Continente Asiático

Geografia

China

Geografia

Catar

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.