Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Hierarquia urbana

Conheça o papel das diferentes cidades dentro da Hierarquia Urbana!

A hierarquia urbana é a maneira como as cidades organizam-se dentro de uma escala de subordinação. Na prática, ocorre quando vilas e cidades menores subordinam-se às cidades médias, e estas se subordinam às cidades grandes.

Assim sendo, podemos dizer que a hierarquia urbana estrutura o espaço de um país, pois uma cidade exerce influência sobre a outra a partir de sua posição econômica e seu tamanho. Por meio da hierarquia urbana, podemos conhecer a importância de uma cidade e sua rede de influência e subordinação sobre as outras cidades, bem como a dependência econômica que algumas cidades menores possuem em relação aos centros urbanos maiores.

As cidades diferenciam-se umas das outras não apenas pela quantidade de habitantes, mas, especialmente, pela quantidade e qualidade dos serviços e produtos oferecidos: bancos, hospitais, escolas, universidades, clubes, comércio, rede de transporte, serviços de lazer, entre outros.

Enquanto as cidades pequenas oferecem geralmente serviços simples e limitados, nas cidades médias, por exemplo, já é possível encontrar assistência técnica para diferentes produtos, uma rede de atendimento médico mais especializada, um leque de produtos mais variado etc. Nas cidades maiores, então, as possibilidades ampliam-se ainda mais: nelas é possível encontrar hospitais com equipamentos de alta tecnologia, profissionais de saúde extremamente especializados e uma variedade ainda maior de produtos nacionais e importados.

Quanto maior o conjunto de produtos e diversidade de serviços oferecidos por uma cidade, maior será sua influência econômica, política e cultural. O grau de influência é o que determina a hierarquia urbana, como podemos ver no esquema a seguir.

A hierarquia urbana mudou nos últimos anos em virtude do avanço dos meios de comunicação e transporte
A hierarquia urbana mudou nos últimos anos em virtude do avanço dos meios de comunicação e transporte

A hierarquia urbana, nas últimas décadas, sofreu modificações em sua estrutura. As cidades não estão mais subordinadas apenas às imediatamente maiores. Com a ampliação das redes de informações, comunicação e transporte, muitas vezes as pessoas dos menores centros urbanos dirigem-se diretamente a uma cidade no topo da influência para ter acesso a um bem ou serviço específico.

A mudança na hierarquia urbana pode ser explicada pelo seguinte exemplo: Uma pessoa que resida em uma vila ou cidade local deseja cursar uma faculdade. Em vez de se dirigir a um centro regional próximo ou a uma metrópole regional, essa pessoa opta por fazer o seu curso em uma metrópole nacional.

  • Metrópole nacional: Grande centro urbano com variedade de serviços. Influencia os centros regionais, capitais regionais e as metrópoles regionais.

  • Metrópole regional: Cidades que exercem grande influência em seu próprio estado. Apresentam mais de um milhão de habitantes e grande concentração de pessoas.

  • Centro regional: É, geralmente, uma cidade média que exerce influência apenas sobre as cidades que estão à sua volta.

  • Cidade local: cidade de pequeno porte em que sua população necessita, muitas vezes, recorrer às cidades maiores para adquirir bens ou serviços que não são oferecidos ali.

  • Vila: pequeno aglomerado urbano que não alcançou a condição de cidade. A grande maioria dos bens e serviços não é oferecida. É necessário recorrer frequentemente a centros urbanos maiores para ter as necessidades atendidas.


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

Cidades pequenas, grandes metrópoles e centros regionais possuem papéis distintos na Hierarquia Urbana Cidades pequenas, grandes metrópoles e centros regionais possuem papéis distintos na Hierarquia Urbana
Por Amarolina Ribeiro

Você pode se interessar também

Geografia

Migração pendular

Geografia

Urbanização

Geografia

Urbanização brasileira

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.