Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Hierarquia urbana

Conheça o papel das diferentes cidades dentro da Hierarquia Urbana!

A hierarquia urbana é a maneira como as cidades organizam-se dentro de uma escala de subordinação. Na prática, ocorre quando vilas e cidades menores subordinam-se às cidades médias, e estas se subordinam às cidades grandes.

Assim sendo, podemos dizer que a hierarquia urbana estrutura o espaço de um país, pois uma cidade exerce influência sobre a outra a partir de sua posição econômica e seu tamanho. Por meio da hierarquia urbana, podemos conhecer a importância de uma cidade e sua rede de influência e subordinação sobre as outras cidades, bem como a dependência econômica que algumas cidades menores possuem em relação aos centros urbanos maiores.

As cidades diferenciam-se umas das outras não apenas pela quantidade de habitantes, mas, especialmente, pela quantidade e qualidade dos serviços e produtos oferecidos: bancos, hospitais, escolas, universidades, clubes, comércio, rede de transporte, serviços de lazer, entre outros.

Enquanto as cidades pequenas oferecem geralmente serviços simples e limitados, nas cidades médias, por exemplo, já é possível encontrar assistência técnica para diferentes produtos, uma rede de atendimento médico mais especializada, um leque de produtos mais variado etc. Nas cidades maiores, então, as possibilidades ampliam-se ainda mais: nelas é possível encontrar hospitais com equipamentos de alta tecnologia, profissionais de saúde extremamente especializados e uma variedade ainda maior de produtos nacionais e importados.

Quanto maior o conjunto de produtos e diversidade de serviços oferecidos por uma cidade, maior será sua influência econômica, política e cultural. O grau de influência é o que determina a hierarquia urbana, como podemos ver no esquema a seguir.


A hierarquia urbana mudou nos últimos anos em virtude do avanço dos meios de comunicação e transporte

A hierarquia urbana, nas últimas décadas, sofreu modificações em sua estrutura. As cidades não estão mais subordinadas apenas às imediatamente maiores. Com a ampliação das redes de informações, comunicação e transporte, muitas vezes as pessoas dos menores centros urbanos dirigem-se diretamente a uma cidade no topo da influência para ter acesso a um bem ou serviço específico.

A mudança na hierarquia urbana pode ser explicada pelo seguinte exemplo: Uma pessoa que resida em uma vila ou cidade local deseja cursar uma faculdade. Em vez de se dirigir a um centro regional próximo ou a uma metrópole regional, essa pessoa opta por fazer o seu curso em uma metrópole nacional.

  • Metrópole nacional: Grande centro urbano com variedade de serviços. Influencia os centros regionais, capitais regionais e as metrópoles regionais.

  • Metrópole regional: Cidades que exercem grande influência em seu próprio estado. Apresentam mais de um milhão de habitantes e grande concentração de pessoas.

  • Centro regional: É, geralmente, uma cidade média que exerce influência apenas sobre as cidades que estão à sua volta.

  • Cidade local: cidade de pequeno porte em que sua população necessita, muitas vezes, recorrer às cidades maiores para adquirir bens ou serviços que não são oferecidos ali.

  • Vila: pequeno aglomerado urbano que não alcançou a condição de cidade. A grande maioria dos bens e serviços não é oferecida. É necessário recorrer frequentemente a centros urbanos maiores para ter as necessidades atendidas.


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

Cidades pequenas, grandes metrópoles e centros regionais possuem papéis distintos na Hierarquia Urbana Cidades pequenas, grandes metrópoles e centros regionais possuem papéis distintos na Hierarquia Urbana
Por Amarolina Ribeiro

Você pode se interessar também

Geografia

Migração pendular

Geografia

Urbanização

Geografia

Urbanização brasileira

Últimos artigos

Dízima periódica

Uma dízima periódica é um número que possui sua parte decimal infinita e periódica

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.